3 cuidados simples para garantir uma enoexperiência ainda melhor!

É comum que iniciantes tenham dúvidas no ritual para servir corretamente um vinho e, às vezes, até os já iniciados cometem seus deslizes. Recorrentemente, amigos me perguntam sobre o assunto e a verdade é que a preocupação no serviço procede, já que alguns pequenos descuidos podem comprometer a experiência de tomar um bom vinho, ao passo que simples cuidados são capazes de fazer com que o prazer de beber nossa bebida favorita seja ainda maior.
Assim, seguem 3 cuidados básicos e muito fáceis de serem observados:
1 ) TEMPERATURA DO VINHO
Você gostaria de um cafezinho frio? Ou um chopp quentinho? Saiba que nada influencia tanto na apreciação do vinho quanto sua temperatura. Por isso é fundamental ficar atento, pois a temperatura incorreta pode arruinar qualquer rótulo. “Tinto deve ser servido na temperatura ambiente” é uma inverdade, ainda mais nos trópicos. No Rio, a temperatura bateu 39ºC por dias consecutivos!
A tabela abaixo indica as temperaturas sugeridas para cada tipo de vinho:
Note que não se trata de uma mera convenção. Se o tinto estiver gelado, ele vai travar na boca e dar uma sensação desagradável, pois quanto mais baixa a temperatura, maior a predominância dos taninos. E em temperaturas mais altas, ocorre desprendimento do álcool, desequilibrando a bebida e comprometendo seu sabor. Já nos brancos, temperaturas elevadas fazem com que eles percam seu frescor e muito baixas, prejudicam seus aromas. No caso dos brancos, o balde de gelo é recomendável para que a temperatura adequada seja mantida durante todo o serviço.
2 ) QUANTIDADE DE VINHO NA TAÇA
Em hipótese nenhuma encha a taça até o bico! Vinho é uma bebida delicada e elegante que necessita de espaço para respirar e liberar seus aromas que são estimulados quando damos aquela giradinha na taça. Não há como fazer isso em segurança se a taça estiver demasiadamente cheia, tampouco é possível nessa condição vertê-la para apreciar e analisar seu conteúdo.

O ideal é servir cerca de 1/3 da taça, ou seja, menos da metade. No caso de espumantes, servido em taça tipo flûte, pode colocar até 2/3 no máximo. Vinhos brancos, há quem defenda que podem ser servidos até o meio da taça, mas eu prefiro ficar no 1/3 mesmo. De qualquer forma, taça de vinho transbordando, nem pensar!


3 ) SEGURANDO A TAÇA
Este é um ponto que muitos não se atentam, inclusive bebedores mais experientes. A taça deve sempre ser segurada pela haste e nunca pelo seu bojo. Além de ser mais elegante, permite que se aprecie a beleza do vinho e evita esquentá-lo, prejudicando-o devido ao aumento da temperatura.





DICA BÔNUS
Quanto a ordem do serviço, se houver vários vinhos, sirva primeiro os espumantes, para depois partir para os brancos, rosés e tintos, nesta sequência. Havendo mais vinhos de um tipo, comece servindo os menos encorpados. E o elementar da educação e cavalheirismo: mulheres devem ser servidas primeiro!
O vinho é uma bebida reflexiva, feita para ser contemplada, assim, caprichar no serviço só enaltecerá sua experiência!
Deixe uma resposta