3 Vinhos Chilenos que Mudaram a História!

Um dos grandes momentos da Rio Wine & Food Festival 2018 foi o Degusta Talk Show “Chile 3 Vinhos que Mudaram a História” realizado no salão nobre do glamoroso Copacabana Palace no Rio de Janeiro.
O evento consistiu numa mistura de degustação com bate-papo, onde num formato dinâmico e descontraído, o especialista em vinhos e organizador do festival, Marcelo Copello, juntamente com o jornalista Jorge Lucki entrevistaram o enólogo chileno Francisco Baettig.

Francisco Baettig é o diretor técnico das vinícolas Viña Errázuriz, Viñedo Chadwick e Viña Seña. Eleito o enólogo do ano em 2016 pela conceituada Wine Enthusiast figura entre os melhores do mundo e foi o primeiro enólogo do Chile a receber nota 100 do respeitado crítico internacional (James Suckling) em dois de seus vinhos (Chadwick 2014 e Seña 2015). Velho conhecido dos entrevistadores Copello e Lucki, Baettig conduziu com simpatia e informalidade a degustação de 05 de seus vinhos ícones! Vinhaços!!!!

- Don Maximiano 2007: Corte composto por 83% cabernet sauvignon, 10% cabernet franc e 7% petit verdot. Faz estágio de 20 meses em barricas de carvalho francês novas. Possui coloração vermelho granada e notas de frutas vermelhas e tabaco.
- Don Maximiano 2015: Possui em sua composição 67% cabernet sauvignon, 15% carménère, 8% malbec, 7% petit verdot e 3% cabenet franc. Faz estágio por 22 meses em barricas de carvalho francês, sendo que 68% delas são novas. Possui coloração vermelho rubi e notas de chocolate.
- Seña 2009: 54% cabernet sauvignon, 21% carménère, 16% merlot, 6% petit verdot e 3% cabernet franc. Passa 22 meses em barricas francesas novas. Coloração vermelho granada, notas de frutas vermelhas e negras, além de especiarias e discreto tabaco.
- Seña 2015: 57% cabernet sauvignon, 21% carménère, 12%malbec, 7% petit verdot e 3% cabernet franc. Envelhece por 22 meses em barricas de carvalho francês, onde 63% são novas. Coloração vermelho rubi, possuía acidez mais presente que o 2009 e notas aromáticas que remetiam a frutas vermelhas, negras e violeta. Esta safra recebeu 100 pontos do crítico James Suckling.
- Chadwick 2015: 100% cabernet sauvignon. Ficou 22 meses em barricas de carvalho francês, das quais 73% eram novas. Coloração vermelho rubi. Nariz intenso e complexo com notas de frutas vermelhas, negras e especiarias. Foi eleito o melhor tinto do Chile pelo guia Descorchados 2018, recebendo 98 pontos.

Todos são vinhos maravilhosos, complexos, equilibrados, persistentes na boca com taninos bem integrados e corpo. São impecáveis. Possuem a elegância dos grandes vinhos de Bordeaux e são capazes de encarar de igual para igual os grandes vinhos da clássica região francesa. O estilo francês é a referência e nas palavras do próprio Francisco Baettig: “a França ilumina meu caminho como enólogo”.
Se tivesse que eleger o vinho da noite, minha escolha seria o Seña 2009, obviamente sem desmerecer em nada os demais!

Os vinhedos do Seña e do Don Maximiniano ficam no Vale do Aconcágua e o vinhedo do Chadwick no Vale do Maipo. Ambos excelentes terroirs para cabernet sauvignon.

O evento foi prestigiado por membros da família dos proprietários da vinícola chilena, na presença da jovem e simpática María E. Chadwick, Brand Ambassador da Errázuriz e Seña, que gentilmente nos presenteou com uma bela edição do livro The Berlin Tasting – Uncorking the Potential of Chile’s Terroir. O livro descreve e ilustra a jornada de Eduardo Chadwick desde 2004 em provar, no estilo do Julgamento de Paris, o alto padrão alcançado pelos vinhos chilenos, confrontando em degustações às cegas, safras do Seña e do Chadwick com vinhos do quilate do Château Lafite-Rothschild, Château Margaux, Château Latour e Solaia. Depois de 2004, a degustação do Julgamento de Berlim foi repetida ao longo dos anos em diversas cidades, tais como São Paulo, Tóquio, Toronto, Seoul, Pequim, Copenhague, Amsterdã, Londres, Budapeste, Nova Iorque, Moscou, Dubai, Chicago e Los Angeles. Os chilenos sempre se saíram muito bem, levando a melhor por diversas vezes, não deixando nenhuma dúvida quanto a alta qualidade dos vinhos de Chadwick. Vinhos que mudaram a história!




Uma noite memorável! E a Rio Wine & Food Festival 2018 segue com sua intensa agenda de eventos de alto nível, confira a programação clicando AQUI.
Deixe uma resposta