A imperdível Villa Francioni

Um passeio obrigatório para os que visitam a Serra Catarinense é a bela Villa Francioni. Vale não só pelos seus vinhos de alta qualidade mas por todo o conjunto da experiência que inclui uma das vinícolas mais bonitas do Brasil em termos de arquitetura, com moderna cantina e enoturismo muito bem estruturado.
Os visitantes encontrarão até uma bela exposição permanente numa mini galeria de arte:
A Villa Francioni foi uma das pioneiras na região, completando 20 anos de sua fundação no dia 13/09/21 , data de assinatura do contrato social que deu vida a empresa, que é a concretização do sonho do empresário Manoel Dilor Freitas do grupo CECRISA (Cerâmicas Portinari) que não mediu nem economizou esforços para todo o empreendimento, repleto de detalhes e cuidados estéticos e técnicos. As instalações construídas em diversos níveis se aproveitam do fluxo gravitacional para minimizar as transferências mecânicas de fluídos.
Há basicamente duas linhas de vinhos, a Joaquim que é a gama de entrada, cujo nome é uma homenagem a cidade de São Joaquim; e a linha VF na qual se encontram os vinhos de alta gama. Os enólogos Edson Andrade e Nei Rasera nos guiaram pelo tour e nos apresentaram uma super seleção dos seus vinhos:
Começamos os trabalhos por um fresco e aromático sauvignon blanc 2021, passando pelo famoso rosé da casa para logo em seguida degustarmos um maravilhoso e carnudo chardonnay 2020 fermentado em barricas novas de carvalho que permaneceu em contato com as borras (sur lie) por 12 meses:
O rosé possui aquela coloração salmão clara estilo Provence e trata-se de um complexo e original corte composto por 8 castas: cabernet franc, cabernet sauvignon, merlot, malbec, syrah, sangiovese, petit verdot e pinot noir. Ganhou fama após ficar conhecido como o rosé da Madonna, pois em sua passagem pelo Brasil em 2009 a mega pop star foi apresentada num jantar ao Rosé VF pelo sommelier Manoel Beato e se encantou. Ela gostou tanto que adquiriu algumas garrafas extras para se hidratar durante a turnê no país!

Entre os tintos, a caprichada seleção contou com vinhos complexos e intensos que apresentam alto potencial de guarda e evolução. A degustação foi num crescente que surpreendia a cada vinho:
- VF Francesco safras 2018 e 2017. Corte composto por merlot, cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec e syrah que passa por 14 meses de estágio em barricas de carvalho francês.
- VF Tinto 2015. Corte composto por cabernet sauvignon, merlot, cabernet franc e malbec que passa por 18 meses de estágio em carvalho francês.
- VF Michelli 2012. No melhor estilo dos super toscanos, este “super serrano” contém 80% sangiovese cortado com 10% cabernet sauvignon e 10% merlot. Fez estágio em barricas novas de carvalho francês por 36 meses.
- VF Dilor 2009. Elaborado com cabernet franc, merlot, malbec, cabernet sauvignon, syrah e petit verdot, provenientes dos melhores vinhedos. Faz estágio de 30 meses em barricas novas de carvalho francês.
Ainda provamos diretamente do barril o VF Cabernet Franc 2020 que estava descansando em barricas novas. Promete!

Para a safra 2017 do VF Cabernet Franc foram desenvolvidos diversos rótulos para venda exclusiva na vinícola:


Enfim, a Villa Francioni é sem dúvida uma visita imperdível para os que passeiam pela Serra Catarinense!
Deixe uma resposta