A supreendente região de Paso Robles!

Paso Robles, ou simplesmente Paso como se referem os locais, fica exatamente no meio do caminho ente San Francisco e Los Angeles, mas está a anos-luz de distância do clima cosmopolita destas metrópoles. Em Paso, o cenário é mais para os filmes de velho oeste, mas não se iludam, é um lugar de peculiar beleza, com muitas opções gastronômicas, vinícolas fantásticas e excelentes vinhos!

Passo Robles, apesar de ficar localizado na Central Coast da Califórnia, não recebe a influência marítima fria do Pacífico, devido à barreira natural das Santa Lucia Mountains. Em Paso, o clima é mais seco e bem mais quente, com exceção de uma pequena área montanhosa ao oeste.
Os vinhos produzidos na região utilizavam a denominação de Passo Robles, que era a maior denominação sem subdivisão da Califórnia. Entretanto em 2014 foram criadas 11 novas AVAs, subdividindo a região. Como já visto em posts anteriores, AVA (American Viticultural Area) é como são designadas nos EUA as regiões produtoras de vinho. Cada AVA pode ter várias sub-regiões que também são denominadas AVA. Assim, além obviamente da AVA Paso Robles, a região engloba 11 AVAs menores.

Na região são cultivadas mais de 40 tipos de uvas. Abaixo, o percentual das principais castas de acordo com o County of San Luis Obispo Ag Commissioners Office:
• 39% Cabernet Sauvignon
• 16% Outras Tintas (Grenache, Mouvèdre, Cabernet Franc, Petite Sirah, Petit Verdot…)
• 14% Merlot
• 9% Syrah
• 8% Zinfandel
• 5% Chardonnay
• 5% Outras Brancas (Viognier, Marsanne, Roussanne, Grenache Blanc…)
• 2% Sauvignon Blanc
• 2% Pinot Noir
Apesar de contabilizarem seu cultivo nos blocos “Outras Tintas” e “Outras Brancas”, as cepas do Rhône (Grenache, Mouvèdre, Viognier, Marsanne, Roussanne…) são bastante expressivas e relevantes na região. Não esquecendo, obviamente da Syrah que responde por 9% do total de castas cultivadas.
A popularidade e fama das castas do Rhône na região é tamanha que anualmente acontece o Rhone Rangers Experience, evento no qual ocorrem palestras, seminários e diversas degustações centradas nos vinhos produzidos na região que utilizam varietais e cortes do Rhône.
Os Rhone Rangers são um grupo formado por produtores não só de Paso Robles, mas de todo os Estados Unidos, especializados nas castas do Rhône (Syrah, Grenache, Mouvèdre, Viognier, Marsanne, Roussanne…) .
Nos anos 80, alguns produtores, entre eles Randall Grahm da Bony Doon Vineyard, Joseph Phelps da Joseph Phelps Winery e Bob Lindquist da Qupé Wine Cellars (este já comentado AQUI no blog) começaram a popularizar nos Estados Unidos os varietais do Rhône, produzindo vinhos de estilo distinto dos californianos, mas com muita personalidade e qualidade. Assim, castas que estavam desaparecendo na Califórnia, como Viognier, Grenache e Mouvèdre, voltaram a despertar o interesse de produtores e consumidores, sem falar na Syrah que deu um salto em sua produção, principalmente depois que Gary Eberle (Eberle Winery) plantou-a em Paso Robles e disponibilizou clones e mudas para outros produtores da região.
No início dos anos 90, o Château de Beaucastel, produtor do sul do vale do Rhône, em parceria com o importador de vinhos norte-americano Robert Haas, fundou na região a Tablas Creek Vineyard, o que representou a consagração das castas do Rhône em Paso Robles e um marco no movimento do Rhone Rangers. A vinícola importou novos clones de mais de 13 castas autorizadas na AOC Châteaunneuf-du-Pape, que nunca haviam sido cultivadas antes na Califórnia e as disponibilizou para outros produtores de Paso que se interessaram. A Tablas Creek se beneficiou também de toda a expertise de seu parceiro francês.

Para conhecer a região, as principais cidades são Paso Robles e San Luis Obispo (SLO). Preferi estabelecer base em Paso. A área central de SLO é bem maior, possui um comércio mais intenso, mas ambas possuem muitas opções gastronômicas.


A região possui mais de 200 vinícolas, tive a oportunidade de visitar 5 que produzem vinhos com características distintas. Assim, pude conhecer ótimos Cabernets e excelentes cortes bordaleses; varietais e cortes do Rhône formidáveis; interessantes exemplares de Zinfandel e até Malbec! Além disso, algumas vinícolas da região possuem vinhedos localizado em Edna Valley AVA, que fica ao sul de SLO, fora da região de Paso Robles. Edna Valley AVA possui clima mais frio e boa reputação devido à qualidade dos seus Pinots e Chardonnays!

No próximo post, detalhes sobre cada vinícola e as ampolas degustadas! Aguardem!
To be continued…
Veja a conclusão deste post (Os vinhos e Vinícolas de Paso Robles) clicando AQUI
Posts anteriores sobre a Califórnia:
- Roteiro Sideways em Santa Barbara Wine Country
- Napa Valley: cidades, vinícolas e AVAs
- Francis Ford Coppola Winery: uma vinícola cinematográfica!
- O Napa Valley e os Vinhos do Julgamento de Paris.
1 Comment
Entre na discussão.
Thanks forr one’s marvelous posting! I seriously enjoyed
reading it, you can be a great author.I will remember to
bookmark youjr blog and may come bck very soon. I want to encourage yourself to continue your great posts, have a
nice morning!
My website – Toni