O vinho brasileiro foi a grande estrela do evento Coisa Nossa Vinhos e Etc.
Quinta-feira, 04 de maio de 2017 foi o dia do vinho brasileiro no Rio de Janeiro! No centro de convenções do Novotel na Praia de Botafogo foi realizado o Coisa Nossa Vinhos e Etc. O evento contou com a presença de diversos produtores nacionais, lojas especializadas, palestrantes conceituados, profissionais do ramo, formadores de opinião e muitos enófilos interessados e ávidos por conhecer melhor os vinhos produzidos no Brasil.
Abaixo algumas fotos dos amigos que encontrei e pude registrar. Faltaram, infelizmente, fotos com: Andre Bocater e Luiz Fernando Macedo (proprietários da Pow), José Paulo Fernandes (o Zé Paulo, presidente da Amavinho), Rogério Goulart (Mondovino), Sabrina Trézze (editora do excelente Vila Vinífera) e os organizadores Rodrigo Abalem e Wilson Pimentel.
Dentre os expositores estavam os produtores Cattacini, Hermann (através da Decanter), Laurentia, Lídio Carraro, Luiz Porto, Miolo, Pericó, Pizzato, Quinta da Neve (através da Decanter) e Routhier & Darricarrère. Participaram também as lojas especializadas Cave Nacional, Serrado Vinhos e Vinum Rio, que levaram algumas ampolas dos seus incríveis arsenais.
Havia muitos vinhos interessantes e infelizmente não deu para degustar todos. Entretanto, arrisquei deixar aqui registradas as fotos de alguns dos ESPUMANTES, BRANCOS e TINTOS que mais me marcaram. Sei que toda escolha é difícil e injustiças podem ocorrer, mas não há dúvidas de que os nossos espumantes são excelentes e nossos vinhos tranquilos estão muito bons! Abaixo, a minha seleção:
ESPUMANTES
O Millésime da Miolo é realmente um produto diferenciado A surpresa ficou por conta dos agradáveis rosés: Fausto da Pizzato e LA da Luiz Argenta.
VINHOS BRANCOS
Havia diversos brancos das mais variadas castas
VINHOS TINTOS PARTE I
Gauchada em destaque: o honesto ReD, o encorpado Salamanca do Jarau, o clássico Pizzato Merlot e o bem sucedido Castas Portuguesas da Quinta do Seival (Miolo):
VINHOS TINTOS PARTE II
Os vinhos mineiros conquistaram os cariocas e estavam com tudo: Dom de Minas da Luiz Porto e o badalado Bia da Maria Maria (homenagem ao mineiro Milton Nascimento). Destaque também para o gaúcho Tannat da Dunamis e o catarinense Altitude, um colheita tardia produzido pela Pericó.
AS PALESTRAS
As palestras contribuíram para o sucesso do evento. Além das cinco incialmente programadas, fomos brindados com uma excelente palestra bônus, na qual o produtor mineiro Luiz Porto Júnior conversou entusiasmadamente sobre seus vinhos, sua propriedade e seu Terroir. Explicou a técnica da dupla (ou colheita de inverno) poda que utiliza, na qual inverte-se o ciclo natural da videira. O processo consiste basicamente numa primeira poda sendo realizada em setembro e numa segunda que é realizada em janeiro ou fevereiro. Assim, a colheita ocorre no inverno, época em que o clima local oferece condições ideais e chove pouco.
Outro ponto alto foi a palestra do Rogério Dardeau. É sempre um privilégio e uma oportunidade imperdível assisti-lo falar sobre o panorama da viticultura do nosso país. Dardeau é especialista nos vinhos e no terroir do Brasil e autor do livro “Vinho Fino Brasilerio”, verdadeira referência no tema.
A última palestra da noite, e uma das primeiras a esgotar a disponibilidade de vagas, foi a ministrada pelo professor Valdiney Ferreira, coordenador do curso Wine Business da FGV/RJ, do qual cursei a primeira turma (e lá já se vão 05 anos). Valdiney é autor do livro “Vinhos do Brasil: do passado para o futuro”. Sua apresentação contou com uma degustação às cegas. na qual os participantes degustaram vinhos de diferentes castas.
E ETC
Nem só de vinhos viveu o evento COISA NOSSA VINHOS e ETC. O ETC ficou por conta dos maravilhosos queijos (de MG e do ES), pães (de Itaipava-RJ) e outras delícias que passaram por lá. Tinha até macarons (RJ) e doce de leite mineiro com toques de café! Gostei muito dos pães da Blé Patisserie e do queijo tipo Saint Paulin da Serra das Antas que degustei e comprei!
Aguardaremos atentos e ansiosos pelas próximas edições do Coisa Nossa Vinhos e Etc!
8 Comments
Entre na discussão.
Cadastro de email
Cadastre meu email por favor.
Oi, Fernando!
Não encontrei o campo para cadastrar meu e-mail para receber os posts! Já era sua amiga no Face e agora estou lendo seus posts, parabéns!!!
Oi Joana, Tudo bom? Muito obrigado! Fico feliz que esteja gostando. O Cadastro do email pode ser feito no final de qualquer um dos posts! Vou fazer para você.
Outra forma legal de acompanhar minhas publicações no blog é “curtir” minha página “Vinhos com Fernando Lima” no facebook. Tudo que publico no blog, sai um link direto para esta página do facebook.
Oi Fernando!
Muito bacana o post. Pena que não teve tempo para participar das palestras Brasil – Queijos & Vinhos e da Vinhos Brasileiros – Uma Experiência Inovadora.
Sou o idealizador do IECEP (Instituto de Educação Continuada em Enologia de Petrópolis), foca na disseminação da cultura enológica em meio digital. Está convidado a conhecer um pouco mais sobre o projeto.
Parabéns pelo site!
Caro Rafael, Muito Obrigado. Realmente foi uma pena que não pude participar da sua palestra. Vou pesquisar mais sobre o IECEP.
Grande Abraço.
Confrade Fernando,
Parabéns pela ótimo texto e obrigada pela menção do meu nome e pela publicação da nossa foto no evento.
Um grande abraço,
Cristiane Miranda
Blog Saúde, Cultura e Vinho
Presidente da Confraria Gran Estirpe
Cara Cris,
Muito Obrigado. O evento foi ótimo e foi muito legal encontrá-la.
Grande abraço,