Areal, a Capital da Uva do Rio de Janeiro!

O mapa vitivinícola brasileiro está aumentando em ritmo exponencial! O recém lançado Volume II do livro Gente, Lugares e Vinhos do Brasil escrito por Rogerio Dardeau, sumidade no tema, nos mostra em detalhes, o crescimento e expansão das regiões produtoras brasileiras em comparação ao seu Volume I. Temos uvas viníferas cultivadas e vinho fino sendo elaborado por praticamente todas as regiões e estados do Brasil: região sul (RS, SC e PR), nordeste (Vale do São Francisco, Chapada Diamantina, PE, BA AL, RN, PB…), centro-oeste (DF, GO, MS e MT) e sudeste (SP, MG, ES e RJ). Só aqui no blog, desde 2016, dos 150 posts publicados cerca de 1/3 se refere ao Vinho Brasileiro, seus produtores e regiões. E já passou da hora de dedicar um post específico para o meu estado, e nada melhor do que começarmos por Areal, a Capital da Uva do estado do Rio de Janeiro!
Sim, conforme Lei estadual nº 9.388 de setembro de 2021, o município de Areal, localizado entre as regiões Serrana e Centro Sul do Rio de Janeiro, a 90 km da capital, foi declarado a “Cidade da uva” do estado. Merecido reconhecimento ao trabalho desenvolvido na região e aos vultosos investimentos já realizados e em andamento voltados para o setor.
Atualmente há mais de 40 hectares de área plantada em Areal e municípios adjacentes, dezenas de vinícolas em formação e muitas já em produção. A Associação dos Vinicultores de Areal (AVIVA) reúne os produtores da região, entre eles Fazenda Bemposta, Borgo Del Vino (Família Eloy), Vinus Vale, Vale dos Desejos, Tassinari, Vinícola Arouca, Vinícola Mendez, Vale da Bússola, Fazenda São João Penedo, Fazenda Santa Teresa, Di Bento, Dream Farm e Altos do Rio.
Já há uma considerável variedade de castas cultivadas, dentre elas Syrah, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Marselan, Sauvignon Blanc, Viognier, Malbec, Tempranillo, Sangiovese e Montepulciano. A técnica de condução de vinhedos utilizada na região é a Dupla Poda ou Colheita de Inverno.

Relembrando que a Dupla Poda ou Colheita de Inverno, desenvolvida pelo agrônomo e pesquisador mineiro Murilo de Albuquerque Regina, consiste em fazer 2 podas na videira. A 1ª poda (formação) ocorre normalmente em agosto, época usual de realizar a poda; e a 2ª poda (produção) ocorre em janeiro. A 2ª poda “engana” a planta, invertendo seu ciclo natural e desta forma o florescimento ocorre somente em abril-maio e as uvas são colhidas apenas a partir do final de junho até o início de agosto, época de inverno. Portanto, não ocorre vindima em fevereiro-março (verão) que são meses chuvosos, evitando a chuva na época da colheita, que pode ser extremamente prejudicial, além de comprometer a qualidade das uvas. O emprego da técnica iniciou-se no sul de Minas mas depois se difundiu por toda a região da Serra da Mantiqueira. Mais info clique AQUI e veja post específico sobre a técnica da Dupla Poda.
Um dos grandes incentivadores do setor na região foi o prefeito de Areal José Augusto Bernardes Lima (Gutinho) que desde o início abraçou o projeto com muito entusiasmo e dinamismo, acreditando no seu potencial e nas possibilidades de transformação e desenvolvimento para o município e sua população, aquecendo a economia principalmente através do enoturismo.
Borgo del Vino (Família Eloy)

Um dos empreendimentos em pleno funcionamento é o Borgo del Vino, que consiste numa bela réplica de uma vila Toscana na qual os visitantes podem passear pelos vinhedos e construções, aprender sobre produção de vinho e a técnica da dupla poda; e obviamente degustar os vinhos elaborados pela Família Eloy, orientados por sommelier profissional. No local há Wine Bar e pizzaria em funcionamento; e em construção restaurante, pousada e condomínio.

Encontra-se em processo de andamento a construção da ‘Vila Portuguesa’, um empreendimento que contará com um condomínio temático, voltado para a experiência de uma visita a Portugal, e uma vila com lojas, restaurantes e um mirante, tudo no autêntico estilo português. Nos mesmos moldes também está encomendada uma “Vila Francesa”.
Cave Ristoranti localizado na Vinícola Vale dos Desejos

A boa pedida é almoçar sem pressa na Cave Ristoranti localizada na Vinícola Vale dos Desejos, com cenário deslumbrante e rica gastronomia assinada pelo chef Mário Meirelles que conta com pratos autorais. A Vale dos Desejos já possui vinhedos implementados, mas ainda não ocorreu a sua primeira vinificação. Entretanto, no restaurante a dica é harmonizar os pratos com vinhos de outros produtores da região e contemplar o belo cenário.
Vinícola Arouca
Outro produtor de Areal que merece atenção é a Vinícola Arouca que em agosto promete abrir um centro de degustação para visitantes com bela vista das montanhas. Estão nos planos a construção de parque temático dedicado ao vinho e pousada. Maurício Arouca, proprietário, é um verdadeiro estudioso que testou diferentes composições para seu corte bordalês que será lançado em breve. Faz parte do seu portifólio um vinho tinto da uva Syrah e um branco da Viognier. Em visita à Arouca juntamente com Frederico Novaes, colega de diretoria e também professor da ABS-Rio, tivemos a oportunidade de degustar às cegas diferentes cortes que o Maurício estava testando.

Vinícola Tassinari
Imperdível é visitar os vinhedos e cafezais da Tassinari que fica localizada no município de São José do Vale do Rio Preto, vizinho de Areal. A família que já se destacava na produção de cafés de alta qualidade se desafiou a também plantar uvas e produzir vinhos. A visitação inclui recepção com delicioso café, passeio pelos vinhedos e cafezais; e degustação ao final dos vinhos Tassinari que estão entre os melhores da região.


Vinícola Inconfidência
Não podia deixar de mencionar o pioneirismo da Família Aranha com a Vinícola Inconfidência localizada em Pedro do Rio em Petrópolis. Foi a primeira vinícola do estado do Rio de Janeiro. A visita guiada inclui degustação de 3 rótulos.

Fazenda Bemposta
Completa o roteiro uma vista à Fazenda Bemposta, em Três Rios que é uma propriedade histórica com uma rica trajetória que remonta ao início do século XIX. A fazenda foi adquirida pela família Guinle em 1930 e em 2012 foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), reconhecendo seu valor histórico e cultural. Como propriedade da tradicional família Guinle, viveu seus tempos áureos sendo frequentada no passado por famosos do mundo da política, como os Presidentes Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek e também artistas e intelectuais como Charlton Heston, Marilyn Monroe, Carmen Miranda, Oscar Niemeyer, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Jorge Amado, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Jorge Luis Borges, Gabriel García Márquez e Mario Vargas Llosa!
A propriedade possui vinhedos, mas não vinifica ainda. Recebe grupos para visitação que inclui passar pelo seu cinema com equipamentos raros, que é considerado o primeiro cinema do interior do estado.

Para os cariocas, basta pegar uma curta estrada para curtir as experiências proporcionadas na região!
Ritos Finais:
1) Mais info sobre a técnica da Dupla Poda no post específico “Colheita de inverno? Sim, e com vinhos muito interessantes!” clique AQUI
2) Vídeo no meu instagram da visita de grupo da ABS-Rio que levamos para Areal clicando AQUI
6 Comments
Entre na discussão.
O problema é que, assim como outras regiões que estão chegando ao mercado, esta também já cobra preços consideráveis pelo que entrega nas garrafas.
As vinícolas brasileiras podiam ser mais comedidas ao precipitar seus vinhos, até porque elas ainda tem muito a evoluir.
Caro Renato, realmente a competitividade fica prejudicada, pois os custos de produção são altos e a escala, no caso de Areal, é baixa. Quanto á qualidade, há ainda poucas safras que foram coletadas e vinificadas, no que pese já haver vinhos bem interessantes, acredito que os produtos ainda irão melhorar bastante. Inegável o potencial enoturístico e as oportunidade de crescimento do setor no estado do Rio de Janeiro. Vamos acompanhar de perto! Abs
Excelente! Próximo destino “Areal”.
Que legal! Fico feliz que tenha gostado! Vc irá curtir muito o passeio! Grande abraço.
Excelente matéria.
Valeu meu amigo, muito obrigado. Grande abraço!