Cave Nacional: melhor carta de vinhos brasileiros!

No mês passado a Cave Nacional completou um ano e não haveria presente melhor de aniversário do que receber na premiação Melhores do Vinho 2018 da revista Prazeres da Mesa o prêmio de “Melhor Carta de Vinhos Brasileiros” e o “Grande Prêmio de Excelência”.


Na verdade, o site especializado em vinhos brasileiros já existe há cerca de 3 anos, mas há 1 ano, a Cave Nacional abriu seu espaço gastronômico em Botafogo. O local é simpático e funciona como um misto de restaurante/bistrô no qual o vinho brasileiro protagoniza. Lá as ampolas produzidas em nosso país são as grandes estrelas, estão absolutas na carta e são motivo de muito orgulho.
O cardápio, que funciona como “jogo americano” de mesa, é enxuto, mas possui boas opções. Agrada desde os que estão em busca de um happy hour até aqueles que querem jantar algo mais encorpado. E falando em corpo, o cardápio é dividido de maneira a propor harmonizações conforme o tipo de vinho escolhido: espumante, branco, rosé, tinto ou moscatel/licoroso. Entretanto, o clima é de informalidade, e ao final deixa bem claro que trata-se de mera sugestão, o cliente é livre para seguir seus instintos e fazer suas próprias combinações.
E quanto à carta de vinhos, na Cave Nacional os vinhos não são apresentados em papel nem em meio digital. A carta é live! Os vinhos ficam expostos numa sala climatizada, que funciona como adega e o cliente é convidado a entrar e escolher, ao vivo, sua ampola. As garrafas são organizadas por produtor com o preço devidamente indicado. Se o cliente quiser levar algum rótulo para casa, paga-se o preço do site, que é cerca de 10% mais barato que o praticado no restaurante, sendo este valor também informado em cada garrafa.
Os principais terroirs do Brasil estão lá representados. Há vinhos de Pinto Bandeira/RS, da Campanha Gaúcha, do Vale dos Vinhedos/RS, de SP, MG, SC, etc,. A variedade de produtores é grande e há muita gente interessante, de diversos portes e propostas, como por exemplo:
- MG: Estrada Real, Luiz Porto, Maria Maria…
- RS: Angheben, Cattacini, Cave Geisse, Dal Pizzzol, Fabiana, Larentis, Pizzato, Routhier & Darricarrère, Viapiana, Valmarino…
- SP: Casa Verrone
- SC: Cattacini, Perió, Suzin, Vila Francioni…
Ou seja, a Cave Nacional é o lugar perfeito para os que curtem e apreciam os vinhos brasileiros; e também para os que gostariam de conhecer mais sobre os bons vinhos e excelentes espumantes que tanto nos orgulham!


2 Comments
Entre na discussão.
Bela matéria, Fernando
Merecido prêmio!
Os vinhos da Cave Nacional são bem escolhidos e merecem todo nosso respeito.
Grande João! Isso aí! Grande abraço.