Ciel du Cheval, o tesouro de Washington!

Se você estiver nos Estados Unidos e se deparar com algum vinho cujo rótulo esteja indicada a denominação Ciel du Cheval localizada no estado de Washington, pode comprar que você não se arrependerá. O conselho acima foi do meu amigo Carlos Reis do VinoCult, que é um profundo conhecedor de vinhos norte-americanos. Assim que tive oportunidade, segui a dica à risca e ao abrir uma ampola desta região, vi que valeu cada centavo investido!

Ciel du Cheval é um vinhedo reconhecido pela excelência de suas uvas, localizado no centro da Red Mountain AVA (American Viticultural Area) que é parte da Yakima Valley AVA, que por sua vez está inserida na Colúmbia Valley AVA, localizada no estado de Washington na costa oeste americana.

É confuso? Sim é, mas a justificativa está na busca por um vinho de terroir, marca dos vinhos do velho mundo que não é uma característica dos vinhos do novo mundo, que sempre priorizaram a casta e não o terroir. Tal conduta histórica, originou uma padronização mundial dos vinhos do novo mundo, muito criticada entre alguns apreciadores. Assim, nas últimas décadas houve um aumento drástico de AVAs nos EUA, inclusive o surgimento de AVA dentro de AVA, mostrando tal qual os crus da Borgonha e da Alsácia por exemplo, que os vinhos originários de um vinhedo possuem uma identidade própria, distinta de outro vinhedo, mesmo sendo na mesma região, que no caso dos EUA se chama AVA.
Ciel du Cheval possui cerca de 102 acres cultivados e fornece uvas para diversos produtores, entre eles Andrew Will, cujo o fantástico blend Andrew Will Ciel du Cheval Vineyard 2010, tive o prazer de experimentar recentemente. A experiência foi inesquecível, trata-se de um espetacular corte composto por 52% de merlot e 48% cabernet franc que estagia 21 meses em barrica de carvalho. O resultado é um vinho estruturado, redondo, harmônico na boca e saboroso. Cabernet sauvignon nem fez falta!
Nos vinhedos de Ciel du Cheval, além de merlot e cabernet franc, também são cultivadas cabernet sauvignon e syrah, entre as cepas principais. Assim, fica a dica para quem tiver a oportunidade e quiser conhecer grandes ampolas nos EUA fora da Califórnia.
Além da Andrew Will, tive boas experiências com os produtores Cadence e Seven Hill Winery que também elaboram ótimos vinhos com uvas provenientes de Ciel du Cheval.
E para os que curtem um bom cabernet sauvignon norte-americano, mas buscam vinhos mais budget e descompromissados, recomendo ler o post Ótimos Cabernets na faixa de 10 dólares nos EUA.
Mais info sobre vinhos dos EUA nos posts:
- Dois excelentes Pinots Californianos
- Vinho na terra do Mickey??? Ótimas dicas para beber bem em Orlando!
- Rudy Kuniawan: o maior 171 dos vinhos!
- Califórnia
Deixe uma resposta