Começou o Rio Wine & Food Festival 2017

O Rio Wine & Food Festival (RWFF) chega a sua 5ª edição consolidando-se como a maior iniciativa no país envolvendo o universo do vinho. É um festival composto por uma série de atividades realizadas em diversos pontos da cidade de 21 a 27 de agosto de 2017.
Durante a semana do RWFF ocorre o Rio Rolha Zero, no qual vários restaurantes de cidade isentam seus clientes da Taxa de Rolha. Para saber mais sobre a Taxa de Rolha, leia o post: Rolha: cobrar ou não cobrar, eis a questão! Veja alguns lugares que não cobram! E para saber os restaurantes participantes do Rio Rolha Zero, acesse o site oficial do RWWF 2017 clicando AQUI. É até o dia 27 de agosto, ainda dá para participar!
O Festival, promovido pelo Grupo Baco, caracteriza-se por ser democrático e plural, tanto é que possui duas aberturas: A INFORMAL E A OFICIAL.
ABERTURA INFORMAL
No sábado, 19 de agosto, ocorreu a abertura INFORMAL do evento, que foi realizada no mercado municipal do CADEG, consolidado polo de venda de vinhos localizado na zona norte da cidade. A abertura informal é marcada pela descontração e tem a participação maciça das lojas especializadas e restaurantes do mercado, que ofertaram muitas opções de vinhos em taças, promoções de garrafas e isenções de taxa de rolha. Os visitantes adquiriam a taça do evento por R$ 15,00 pelo primeiro vinho escolhido e partiam de loja em loja degustando outros vinhos, pagando apenas R$ 10,00 pelo refil.
Na ocasião foi realizado o inédito Encontro Nacional das Confrarias de Vinhos, com a presença de inúmeras confrarias, como Gran Estirpe, Amavinho, Amigas do Vinho e Amigos de Baco.

ABERTURA OFICIAL
A abertura OFICIAL da RWFF 2017 aconteceu na noite de segunda-feira, dia 21 de agosto, no Gávea Golf and Country Club, com um jantar de gala especialmente preparado para harmonizar com uma seleção de grandes vinhos do Chile.
Antes do jantar foi realizado um coquetel no qual foram servidos rótulos da Casa Silva, Viña Montes, Siegel, Perez Cruz, Cono Sur e Alto Quilipin.

Sérgio Queiroz e Marcelo Copello do Grupo Baco abriram o jantar, apresentando a intensa e variada programação do festival e o cenário atual do mercado de vinhos no Brasil.
No jantar de abertura oficial tradicionalmente acontece a entrega do troféu Vinha Velha para empresas e personalidades que se destacaram no mercado de vinhos. Nesta edição os premiados foram:
- Sommelier do Ano: Ramon Justino, cujo prêmio foi uma viagem para conhecer as regiões produtoras da Nova Zelândia. O talentoso profissional possui em seu currículo restaurantes como Garcia & Rodrigues, Porcão e Le Pré Catelan. Atualmente está na Cantina da Praça, rsataurante italiano que será inaugurado em Ipanema;
- Personalidade do Vinho: Jorge Lucki. Especialista em Vinhos da CBN Brasil, Valor Econômico e Revista Prazeres da Mesa;
- Produtor do Ano: Vinícola Guaspari, que já foi comentada aqui no blog no post A Vinícola Guaspari e seus excelentes Syrah produzidos em SP;
- Revelação Mundvs Vini: Murillo Regina. Pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), foi o primeiro a aplicar a técnica que altera o ciclo natural das videiras, por meio da dupla poda, no sul de Minas Gerais;
- Importador do Ano: World Wine.

Durante o jantar, que a ficou a cargo da chef Ana Ribeiro, foram servidos 07 vinhos chilenos: 01 branco, servido com a entrada, 03 tintos que acompanharam o primeiro prato e 03 tintos mais encorpados, que vieram com o segundo prato:
Os pratos:
Os vinhos da noite:
Os nossos anfitriões:

No jantar ainda fomos brindados com um pocket show do Wagner Tiso:
Informal e oficialmente aberto, o Rio Wine & Food Festival segue até o dia 27 de agosto e AINDA dá tempo de participar de diversas atividades. Confira a agenda no site do festival clicando AQUI.
Quer saber o que rolou no RWFF 2016, leia:
Deixe uma resposta