Entre vinícolas e restaurantes, 10 sugestões para curtir a Serra Catarinense!

Atendendo a pedidos de amigos, alunos e seguidores fiz este post no mesmo estilo do “Entre vinícolas e restaurantes, 10 lugares em Bento Gonçalves que recomendo!” que já conta com mais de 10.000 visualizações desde sua publicação. A proposta é similar, ou seja, auxiliar aqueles que pretendem fazer enoturismo na Serra Catarinense, especialmente nos arredores de São Joaquim. Sem nenhuma pretensão de exaurir os atrativos da região, são apenas sugestões capazes de proporcionar uma agradável experiência que servirão como ponto de partida para programar um roteiro de viagem!
As atrações estão listadas em grupos, sendo que as vinícolas não estão em ordem de preferência ou recomendação, mas simplesmente em ordem alfabética. Os grupos são: “VINÍCOLAS PARA VISITAR”, “ALMOÇO EM VINÍCOLAS”, “JANTAR e LOJAS DE VINHO EM SÃO JOAQUIM”, “HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM” e “PASSEIOS OFF-WINE”! Recomenda-se reservar previamente todas as visitas, degustações e almoços nas vinícolas.
VINÍCOLAS QUE RECOMENDO VISITAR
1) LEONE DI VENEZIA
Produtor que elabora vinhos de qualidade utilizando somente castas italianas, sua especialidade. Cultiva e vinifica as uvas brancas: garganega, grechetto, gewurztraminer, vermentino e verdello; além das tintas: aglianico, corvina, molinara, montepulciano, refosco, rebo, rondinella, sangiovese e primitivo. Mais info confira no post específico clicando AQUI.
2) VILLA FRANCIONI
Um passeio imperdível é a bela Villa Francioni. Vale não só pelos vinhos de alta qualidade lá produzidos mas por todo o conjunto da experiência, que inclui uma das vinícolas mais bonitas do Brasil em termos de arquitetura, com moderna cantina e enoturismo muito bem estruturado. Mais info confira no post específico clicando AQUI.
3) VILLAGIO BASSETTI
Vinifica uvas italianas como a sangiovese e castas “francesas internacionais”. Possui expertise em elaborar vinhos de qualidade com a sauvignon blanc e com a pinot noir, tendo em seu portfólio 3 SB e 2 PN, cada um com características distintas. Aguarde post específico em breve no blog. Veja fotos da minha visita no Instagram clicando AQUI. E confira o post específico AQUI.
4) VILLAGGIO CONTI

É um pouco mais afastada, mas vale a experiência devido a qualidade dos seus vinhos e sua proposta de também focar somente em castas italianas, entre elas: sangiovese, teroldego, pinot nero, montepulciano, pignolo, vermentino, grechetto e ribolla gialla. Cantina e receptivo ainda em fase de expansão. Aguarde post específico em breve no blog. Veja fotos da minha visita no Instagram clicando AQUI. e confira post específico clicando AQUI.
VINÍCOLAS QUE RECOMENDO PARA ALMOÇAR
5) D´ALTURE
Vinícola boutique que elabora vinhos utilizando castas francesas e italianas. Possui um belo restaurante com linda vista. Mais fotos clique AQUI.
6) THERA
Localizada no Km 355 da rodovia SC-110, na altura da cidade de Bom Retiro, no caminho de Florianópolis para São Joaquim, é uma excelente opção para almoçar e depois seguir viagem. Vinícola boutique que elabora vinhos de qualidade e possui um excelente restaurante com opção de wine bar. Possui também uma pousada na propriedade.. Elabora um agradável rosé, brancos refrescantes e interessantes tintos, entre eles o merlot varietal e os cortes Madai e Pieno. Mais fotos clique AQUI.
7) VINHEDOS DO MONTE AGUDO
Almoçar na Vinhedos do Monte Agudo é uma agradável experiência que inclui uma linda vista e super gastronomia devidamente harmonizada com os vinhos do produtor. Gostei muito de me hidratar com seus dois estilos de chardonnay e com o espumante rosé sinfonia. Outra opção bacana é a “degustação sunset” no final da tarde assistindo ao belo por do sol… Mais fotos clique AQUI.
8) JANTAR EM SÃO JOAQUIM e LOJAS DE VINHOS
Em São Joaquim há poucas, porém boas opções para jantar. No centro da cidade, recomendo o Pequeno Bosque (Rua Major Jacinto Goulart, 212) e o Ristorante Toscano (Rua Agripa de Castro Farias, 326). Ambos não decepcionarão em termos de boa gastronomia, serviço atencioso e excelente carta composta por vinhos da região.
Onde comprar vinhos no centro de São Joaquim:
- Casa do Vinho (Rua Ismael Nunes, 7). Vende vinhos de diversos produtores da região, além de rótulos próprios chamados “Comendador” que é uma marca do négociant Vilson Borges proprietário da loja que possui matriz em São Joaquim e filiais em Lages e Urubici. Promove degustações no local.
- Empório Toscano Gourmet (Rua Lauro Muller, 316): vende vinhos e outras iguarias da região.
9 ) HOSPEDAGEM EM SÃO JOAQUIM
O São Joaquim Park Hotel, convenientemente localizado em frente a praça principal da cidade, é a escolha óbvia de muitos viajantes, porém optamos pela pousada CHALÉ ALTO DA SERRA e adoramos! Os quartos são uma graça, limpíssimos e super confortáveis. Tudo muito bem cuidado pelos proprietários Mirelli e Diego que ajudam os hóspedes com sugestões de passeios e vinícolas, auxiliando inclusive na marcação de visitas. Super recomendamos.
Uma outra proposta é o Rio do Rastro Eco Resort, que foi nossa estadia na etapa final da viagem. Faz parte do grupo Roteiros de Charme. A propriedade é muito bonita, perfeita para se isolar e relaxar em harmonia com a natureza. Seu restaurante é aberto para não hóspedes e possui uma extensa carta com muitas opções de vinhos da região. Acho longe para ficar saindo e explorando as vinícolas, mas válido como encerramento da viagem!
10) PASSEIOS OFF-WINE
Como nem tudo são vinhos ou nem só de vinhos se vive, em Urubici fomos e gostamos muito de conhecer a Cascata do Avencal (que pode ser conjugada com a Cachoeira Mundo Novo) e a Cachoeira Papuã, que possui um mirante com chão de vidro muito legal. O Morro da Igreja é outro ponto turístico muito visitado que requer marcação prévia junto ao ICMBio. É tranquilo e fácil, mas no dia que íamos visitar estava chovendo! Ficará para próxima viagem!


Legal também é passear pelo mirante da Serra do Rio do Rastro e se o céu estiver limpo, é possível avistar a sinuosa estrada abaixo e o cânion:
Posts relacionados:
- Vinhos de Altitude de Santa Catarina, a mais nova IP de vinhos do Brasil!
- A geada nos vinhedos de SC e RS através de belas imagens.
- Leone di Venezia e suas castas italianas na Serra Catarinense
- A Imperdível Villa Francioni
- Villaggio Bassetti e seus vinhos de altitude em SC
- Villaggio Conti e seus Vinhos Italianos em SC
Siga Vinhos com Fernando Lima nas redes sociais:
Instagram clique AQUI
Facebook clique AQUI
Deixe uma resposta