Francis Ford Coppola Winery: uma vinícola cinematográfica!

Imaginem uma vinícola, localizada numa bela propriedade, que produz ótimos e variados vinhos, possui um agradável restaurante e está toda decorada com objetos/memorabília que foram utilizados nos filmes de um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos! Como fã de cinema e apreciador de vinhos, era impensável não visitar em Sonoma Valley a cinematográfica vinícola de um dos meus diretores favoritos, Francis Ford Coppola.
A vinícola possui duas grandes piscinas interligadas, localizadas numa área bem legal, na qual os visitantes, na primavera e principalmente no verão, podem alugar cabines e espreguiçadeiras para curtir a piscina, transformando a visita à vinícola num programa para toda a família.

Na vinícola há objetos, roupas e fotos, não só utilizados nos filmes de Coppola, mas também nas películas que foram dirigidas por sua filha Sofia (Marie Antoniette, Lost in Translations/Encontros e Desencontros…) e por sua esposa, Eleanor (o recente e delicioso Paris pode esperar).




Muito bem, corta! Agora vamos rodar as cenas com os vinhos!
A vinícola produz quase uma dezena de linhas de vinhos, desde os mais simples que podem ser vistos em supermercados em todos os EUA, passando pelos mais complexos que são vendidos nas lojas especializadas, até chegar aos mais exclusivos, que são encontrados somente na vinícola. Tivemos a sorte de conhecer o sommelier brasileiro Thadeu Passarin que trabalha na vinícola, profissional muito gentil e atencioso, que foi o responsável por conduzir nossa degustação.

Linha Francis Copolla Reserve
São produções limitadas com uvas provenientes de vinhedos da região de Sonoma. Os vinhos desta linha são vendidos unicamente na vinícola ou através do seu site. Os belos rótulos são criações do diretor de arte Dean Tavoularis, que trabalhou com Coppola em diversas de suas produções, entre elas o Poderoso Chefão parte II, na qual recebeu o Oscar de melhor direção de arte.

1) Chardonnay Francis Copolla Reserve 2015. Uvas provenientes de Russian River Valley. Todo o vinho faz estágio de 11 meses em carvalho francês, sendo que 70% das barricas são novas. Médio corpo, possui notas cítricas marcantes e discretas de baunilha e manteiga.
2) Syrah Francis Copolla Reserve 2014. Composto por 96% syrah e 4% petit sirah, faz estágio de 17 meses em barricas de carvalho francês na qual 40% são de primeiro uso. Complexo, notas de frutas vermelhas e tabaco. Foi o que mais gostei desta linha.
3) Cabernet Sauvignon Francis Copolla Reserve 2015. 100% cabernet, uvas provenientes de Knights Valley. Faz estagio de 17 meses em barricas de carvalho francês, onde 50% são novas. Encorpado e redondo na boca.
LINHA STORYTELLERS
Os vinhos da linha Storytellers também são pequenas produções e o nome da linha é uma referência às histórias que cada rótulo representa e o que significa para a família Copolla

1) Roxane 2016. Copolla sempre foi fã da peça Cyrano de Bergerac e na sua adolescência teve oportunidade de representar o personagem numa adaptação no colégio. É um vinho branco com ótimo frescor, acidez marcante e com passagem apenas no inox. É um corte composto pelas castas italianas vermentino (78%) e vernaccia (22%). Esta ampola teu um par tinto que chama-se Cyrano, composto por um corte do Rhône (91% grenache, 8% mourvedre, 1% syrah).
2) I Mille 2014. É um vinho complexo, bem encorpado e potente. Composto 100% por petit sirah, passa 18 meses em barricas de carvalho francês novas e possui 14,8% de teor alcóolico. O nome I Mille é uma homenagem à expedição composta por 1.000 homens, entre os quais o tataravô de Copolla, que partiram ao mar, numa perigosa jornada que resultou no colapso do Reino da Sicília e unificação da Itália em uma nação.
3) Pitagora 2013. Foi o que mais gostei desta linha. Corte composto por petite sirah, merlot, syrah, cabernet sauvignon e petit verdot, em proporções não reveladas. Faz estágio de 15 meses em barricas de carvalho francês e americano. É complexo, encorpado e redondo na boca. Seu nome é uma homenagem ao avô de Copolla, que na sua infância brincava nas ruínas de uma escola Grega, na qual Pitágoras lecionou há mais de 1000 anos.
ARCHIMEDES
Archimedes 2014 não é uma linha da vinícola e sim o vinho ícone da casa, ou flagship como eles dizem por lá. Trata-se de um corte composto por 80% cabernet sauvignon, 10% petit verdot, 6% cabernet franc e 4% malbec. O nome é uma homenagem ao avô de Coppola que admirava o matemático e físico grego. Vinho complexo, encorpado e macio. Possui 15% de álcool e passa 18 meses em barricas de carvalho francês.
VOTRE SANTÉ 2015 PINOT NOIR
Obviamente antes dos vinhos parrudos acima e logo após os brancos, Thadeu Passarin nos apresentou este excelente pinot noir feito com uvas de Anderson Valley, região mais ao norte, acima de Sonoma, que se notabiliza pelos seus fantásticos pinots. Este possui médio corpo, notas de frutas vermelhas, passa 9 meses em carvalho francês, sendo que 30% são barricas novas.

Após a degustação, fomos almoçar no restaurante da vinícola, o Rustic, que oferece em taça praticamente todos os seus vinhos.



Este post tem uma dica bônus! Aquele pedacinho de filme que só aparece após os créditos finais e somente quem é rato de cinema, quem fica até o final, fica até o acender das luzes, vê! A dica bônus é o Café Zoetrope em San Francisco.
Para quem tiver a oportunidade de ir a San Francisco, mas não puder esticar até o Sonoma Valley, a família Coppola possui um restaurante/café bem legal e descontraído na cidade chamado Café Zoetrope. Fica no térreo do histórico prédio Sentinel Building, que foi adquirido por Coppola em 1972 para ser a sede de sua produtora American Zoetrope. Vários filmes, entre eles, Godfather II e III, Apocalipse Now e Drácula foram escritos, editados e tiveram sua mixagem de som feitas neste prédio.
Além de boas massas, estão disponíveis todos os vinhos da vinícola e quase todos possuem opção em taça. Funciona como wine bar e restaurante em estilo de trattoria romana. Tudo isso em San Francisco, sem precisar ir até Sonoma Valley.
Vejam acima que também pode-se escolher um flight composto por 3 taças degustação, possibilitando que o cliente experimente um pouco de cada rótulo.

Aproveitei a oportunidade e degustei no Café Zoetrope os vinhos abaixo:

1) Syrah Francis Copolla Reserve 2014, o mesmo que degustei na vinícola. Já foi comentado acima.
2) Inglenook Cabernet Sauvignon 2013. Excelente e famoso vinho do Napa. Encorpado e redondo na boca. Produzido numa tradicional propriedade no Napa Valley que foi adquirida por Coppola e Eleanor nos anos 70.
3) Eleanor Red Wine 2013. O nome do vinho é uma homenagem a esposa do diretor. É um corte complexo com uvas provenientes de diferentes vinhedos (Rutherford, Alexander e Dry Creek Valley). A composição é 27% syrah de rutherford, 22% petite sirah de Rutherford, 39% cabernet sauvignon de Alexander Valley e 12% syrah de Dry Creek Valley. O resultado é um vinho complexo, encorpado e bem equilibrado.
Antes dos tintos acima, tratei de me hidratar com o interessante e fresco Francis Coppola Reserve Viognier 2016 abaixo.
O Café Zoetrope também é decorado com fotos dos filmes e da vida de Coppola.



E abaixo uma das idéias mais bacanas que já vi: Short Story Dispenser. Trata-se de um totem eletrônico, onde é possível gratuitamente escolher contos para ler em 1, 3 ou 5 minutos, enquanto espera-se pela comida. Basta apertar o botão com a duração do texto que pretende-se ler, que a história sai, tal qual um extrato bancário. É só pegar e ficar lendo, degustando sua tacinha em paz.

THE END
Deixe uma resposta