Les Animals: vinhos franceses alegres e descomplicados!
Nesta semana ocorreu no Rio, organizado pelo especialista Marcelo Copello, o lançamento dos vinhos Les Animals, que chegam ao Brasil importados através da ACF Wines.
A linha Les Animals é constituída por 3 vinhos (branco, rosé e tinto), sendo que cada um é representado por uma animal: urso, elefante e formiga.
Os rótulos divertidos refletem bem a proposta alegre e descontraída dos vinhos. São fáceis de beber e descomplicados, capazes de agradar os jovens consumidores, sem decepcionar os já iniciados.
Todos os vinhos da linha Les Animals são produzidos no sul da França e seguem as técnicas orgânicas de cultivo.
Eléphant Rose 2017
Foi o que mais gostei. Agradável frescor, bem equilibrado. Ideal para hidratação no calor carioca! Corte de cinsault, grenache e syrah, obtido pela técnica da sangria, ou seja, o vinho é preparado utilizando o mosto que sobrou da “sangria” do vinho tinto. A “sangria” consiste em retirar parte do líquido do mosto do vinho tinto, antes da fermentação, após breve maceração, com o objetivo de concentrar a presença dos componentes sólidos das uvas esmagadas (polpa, cascas) e assim obter vinhos mais encorpados. O líquido da sangria é rosado, formado pelo suco fresco da polpa das uvas, com a leve presença de cores e taninos provenientes do contato com as cascas.
Ours Blanc 2017
O branco também apresentou agradável frescor e me pareceu um vinho ideal para aperitivo e bate-papo com amigos, mesmo assim acompanhou muito bem o prato de salmão. Ou seja, é um vinho que possui delicadeza e certa estrutura, já que 10% passa por barricas de carvalho. Feito por corte composto por bourboulenc, grenache blanc, roussanne, ugni blanc e vermentino.
Fourmi Rouge 2017
É um tinto vibrante com acidez bem marcante, capaz de harmonizar muito bem com um churrasco. Elaborado com corte de carignan, cinsault e syrah. Fermenta em cimento e amadurece em tonéis de carvalho por 10 meses.
E obviamente, não poderia deixar de mencionar que os vinhos Les Animals levam o nome da Familia Perrin, do célebre Château Beaucastel da região de Châteauneuf-du-Pape, tendo à frente do projeto simplesmente François Perrin, que já foi eleito o “Homem do Ano” pela revista inglesa Decanter em 2014, prêmio que reconhece aqueles que tiveram contribuição marcante no mundo do vinho. E tivemos a honra e o prazer de contar com a presença do próprio François, que muito simpático e descontraídamente apresentou seus vinhos.
François, juntamente com seu irmão Jean-Pierre, sucederam seu pai Jacques no prestigiado Château de Beaucastel, que foi um dos pioneiros da cultura biodinâmica no Rhône. Desde que assumiram o negócio, os irmãos investiram em vinhas por toda a região, incluindo Cairenne, Gigondas e Rasteau, além de terem iniciado o movimento dos Rhône Rangers na Califórnia, que já foi comentado no blog (saiba mais clicando AQUI). Os irmãos Perrin trabalharam também com o casal Brad Pitt e Angelina Jolie na produção do rosé Château Miraval. E para celebrar seus 65 anos, François nos brindou com uma degustação às cegas das safras 2008 e 2009 do Château Beaucastel!
Santé!
2 Comments
Entre na discussão.
Boa noite!! Saberia me dizer onde consigo comprar estes vinhos no Brasil!? Obrigado
Olá Ivan. O Importador é a ACF Wines. Eles possuem perfil no Instagram, onde há os seguintes telefones de contato: (21) 3439-2742 e +55 (21) 99482-2131