Livros que vale a pena ler e ter!
Amigos, leitores, seguidores e muita gente me pergunta qual a melhor maneira de aprender e conhecer sobre vinhos. E a resposta mais simples e correta seria: bebendo e estudando. Pois, por mais que a parte prática seja irresistível, é muito interessante e enriquecedor quando agregamos conhecimento ao vinho. Ele deixa de ser simplesmente uma bebida e passa a fazer nossa mente viajar, quando pensamos na história, na cultura da região, nas famílias envolvidas na produção, na geografia do país, na gastronomia, no turismo… Já ouvi casos até de pessoas que passaram a estudar determinados idiomas motivadas pelo vinho.
Ou seja, quanto mais sabemos e conhecemos, mais interessante e rica se torna a experiência de beber um vinho! Nas palavras de Patricio Tapia do Guia Descorchados: “quanto mais se conhece de vinhos (de livros, de música, de jazz, de pinturas, do que seja) maior é o prazer”.
E para adquirir conhecimento não há maneira melhor do que uma boa leitura. Em tempos de Instagram, Facebook e WhatsApp, estamos lendo cada vez menos, o que é uma pena! Alguns chegam ao cúmulo de dizer que só se interessam por fotos e não têm paciência de ler! Se privam de potencializar o prazer e a experiência proporcionada pelo universo do vinho!
Assim, seguem livros que vale a pena ter e consultar constantemente! Livros que fui adquirindo ao longo de anos. Minha lista não tem a menor pretensão de ser exaustiva, nem teria condições de ser! Lembre-se que o tema é muito vasto, há muito a aprender, sendo impossível saber tudo. É um aprendizado de anos, constante e interminável. É necessário ter interesse, dedicação, fígado e litragem! E acima de tudo, bom senso para não virar um enochato!
GUIAS
1) Descorchados de Patricio Tapia
Especializado em vinhos sul-americanos, é um guia indispensável, pois analisa e avalia os vinhos dos países que são mais encontrados no mercado brasileiro! O guia compeltou 25 anos em 2023. Começou em 1999 só com vinhos do Chile. Rapidamente agregou os argentinos e posteriormente Uruguai e Brasil. Nosso país entrou inicialmente só com espumantes e depois veio com tudo. Os produtores são apresentados em ordem alfabética, organizados pelos seus países, sendo que os vinhos de cada produtor são mostrados em ordem decrescente de pontuação, cuja nota máxima que pode ser atingida é 100 pontos. O Guia também fala de cada país e suas regiões produtoras. É lançado anualmente. Começou com um livrinho, depois virou um livrão e desde 2022 é vendido num box com 3 volumes.
A edição de 2023 foi a 25ª e nela foram avaliados mais de 4.000 vinhos degustados de mais de 230 vinícolas argentinas, 223 chilenas, 35 vinícolas uruguaias e 35 brasileiras. Como novidade este ano o guia apresenta e avalia vinícolas do Peru e Bolívia. Todo ano atualizo a minha edição! Acho que em termos de Brasil, o guia tem ainda muito que melhorar, deixando a desejar; mas com relação ao Chile, Uruguai e Argentina, é bem completo!
BRASIL
2) Vinho Fino Brasileiro de Rogerio Dardeau
Livro referência quando o assunto é vinho brasileiro. Rogerio Dardeau é o maior especialista e estudioso do terroir nacional e em seu livro ele relaciona e comenta cada um dos mais de 300 produtores que visitou e entrevistou, falando das suas histórias, dos seus vinhos e projetos. Há produtores de diversos portes e várias regiões do país: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, BA, PE…. É o verdadeiro Handbook do vinho brasileiro!
3) Gente, Lugares e Vinhos do Brasil de Rogerio Dardeau
É o mais recente livro do Rogério Dardeau que como profundo conhecedor do terroir brasileiro que é, disseca cada lugar onde se produz vinho neste país! Lançado em 2020, como todo vinho elaborado com uvas de uma grande safra, estava sendo ansiosamente aguardado! Livro que não só atualizou como foi muito além do seu predecessor, o indispensável e pioneiro “Vinho Fino Brasileiro”. O vinho brasileiro amadureceu, evoluiu muito, ampliou suas fronteiras e ganhou novos personagens e ninguém melhor do que Dardeau para nos contar estas histórias. Livro indispensável para conhecer mais sobre o vinho brasileiro.
4) Expedição Cultural Vou de Vinho – uma expedição entre vinhos e vinhedos de Deisi da Costa e Michele Zanella Cordeiro
Este livro proporciona uma deliciosa leitura produto da expedição realizada pelas gaúchas Deisi da Costa, sommelière, e Michele Zanella Cordeiro, técnica em enologia, que durante nove meses, percorreram quase 25 mil quilômetros e passaram por mais de 60 cidades. Facílimo de ler e com bela apresentação, descreve com detalhes 100 vinícolas visitadas pelas autoras nos estados do RS, SC, PR, SP, MG, RJ, ES, BA, PE, DF e GO. O livro traz ainda uma interessante cronologia que faz um paralelo do vinho e da vitivinicultura no Brasil com o mundo. O prefácio é assinado pelo craque Rogério Dardeau.
5) Vinhos dos Altos Montes -Vinho Brasileiro de Qualidade de Michael Waller
O jornalista gaúcho Michael Waller fez um belo trabalho trazendo todo o histórico e informações sobre as regras que regem a Indicação de Procedência (IP) Altos Montes localizada na Serra Gaúcha nos municípios de Flores da Cunha e Nova Pádua, onde são elaborados vinhso de qualidade. Michael fez uma profunda pesquisa de campo na qual visitou diversos produtores, sendo que 14 dos principais, bem como seus vinhos, são comentados com detalhe. O trabalho possui também uma interessante pegada enoturística, sendo altamente recomendado para os já iniciados que buscam explorar novos vinhos e regiões produtoras.
HARMONIZAÇÃO
6) Feitos um para o outro de Célio Alzer
O fantástico livro de harmonização do nosso sempre querido professor Célio Alzer é facílimo de se consultar, simples e direto. Sugere de forma bem didática vinhos “perfeitos” para acompanhar 1.304 pratos organizados por categoria: carnes, aves, peixes, bacalhau, queijos, pratos asiáticos, massas, pizzas, entradas, tira-gostos, petiscos, sopas, saladas… É para guardá-lo ao lado da mesa ou em cima da adega!
TEORIA, CASTAS, PAÍSES e REGIÕES PRODUTORAS
7) The Oxford Companion to Wine de Jancis Robinson – 4th Edition
É o grande dicionário do vinho. Investimento altamente recomendado para quem quer se aprofundar no universo do vinho. Facílimo de consultar. São 912 páginas que reúnem quase 4 mil verbetes. A inglesa Jancis Robinson, uma das mais influentes críticas de vinho, levou 9 anos para atualizar sua última edição (4ª) e incluiu mais de 300 novos verbetes, tais como vinhos laranja, vinho naturais, aplicativos de vinho, tanques de concreto e etc.
8) The World Atlas of Wine de Jancis Robinson – 8th Edition
Outra publicação clássica da Master of Wine inglesa Jancis Robinson. É , como o nome entrega, repleto de mapas detalhados das principais regiões produtoras de vinhos do mundo. Nesta 8ª edição foram incluídos o Brasil e o Uruguai.
9) The Science of Wine: from Vine to Glass de Jamie Goode -3rd Edition
É um livro para quem realmente pretende se aprofundar tecnicamente no tema e quer estudar com mais profundidade toda ciência em volta do vinho: terroir, influência do solo no vinho, castas mais resistentes, o papel das leveduras na vinificação, os efeitos da mudança climática no crescimento das videiras, maceração, fermentação em barricas/âmforas/concreto, adição de sulfitos, clarificação e muito mais. O livro é bem didático e dividido em duas partes: vinhedos (vineyards) e vinícola ou numa tradução livre: “cantina” (winery)
10) Wine Bible de Karen MacNeil – 2nd Edition
O livro é realmente a bíblia do vinho! Aborda com muito conteúdo mais de 20 países e suas regiões produtoras de forma DDD: direta, didática e detalhada. Muita informação. Indicado para quem realmente quer aprofundar e/ou consolidar seus conhecimentos sobre o mundo do vinho. Dá dicas bem curtas, topicalizadas, de enoturismo de cada região que aborda.
11) Guia Essencial do Vinho Wine Folly de Madeline Puckette e Justin Hammack
Perfeito para iniciantes e sempre útil para os já iniciados. Guia com abordagem de fácil visualização e assimilação que, sempre através de gráficos, mostra de forma leve, prática e divertida as uvas mais populares, suas características e aromas. Passa por dicas de harmonização e países produtores. Seus autores são os criadores do popular site winefolly.com que procura simplificar o mundo dos vinhos através dos seus criativos infográficos.
12) The Master Guide Wine Folly Magnum Edition de Madeline Puckette e Justin Hammack
Outro que também gosto muito. Segue a mesma linha divertida do Guia Essencial do Vinho dos mesmos autores, mas é muito mais abrangente em termos de castas, regiões produtoras e assuntos relacionados ao universo do vinho. Também é repleto de infográficos muito bem elaborados.
ESPUMANTES
13) Borbulhas: Tudo sobre Champanhe e Espumantes de Agnaldo Záckia
Livro muito interessante e didático especializado nas apaixonantes borbulhas. Aborda não só champanhe como diversos outros espumantes produzidos pelo mundo, além, é claro, dos Brasileiros! Muita história e informação.
ENOTURISMO: VINÍCOLAS, CURIOSIDADES E TURISMO
14) Guia de Vinícolas de Flávio Faria
Série bem bacana que já conta com 5 volumes, lançados separadamente: Chile, Argentina, Portugal, Espanha e Brasil & Uruguai. Em cada livro o autor descreve mais de 60 vinícolas do país tema de forma bem organizada, facilitando a vida de quem pretende escolher quais deseja visitar, pois o livro é totalmente focado em enoturismo, buscando descrever a experiência proporcionada, as degustações e a estrutura oferecida por cada vinícola analisada. Há dicas também de roteiros, restaurantes e hospedagens dentro e fora das vinícolas. São livros extremamente úteis para planejar o seu roteiro enoturístico!
PORTUGAL
15) Os Sabores do Douro e do Minho: Histórias, Receitas e Vinhos de Marcelo Copello
Li a primeira vez em 2009, meses antes de viagem que fiz totalmente focada na parte ENO do Douro e do Minho. Utilizei-o novamente em seguidas ocasiões, pois continua com boas e úteis dicas com sugestões atemporais de roteiros para quem deseja explorar a região. Escrito pelo grande especialista Marcello Copello o livro vai além dos vinhos, imergindo na cultura e gastronomia da região.
16) O meu Alentejo de Christina Autran
Quando resolvi explorar o Alentejo e lá fiquei por um tempo, este livro foi bastante útil e interessante. A autora é uma jornalista brasileira que depois de viver em diversos países com seu marido diplomata, decidiram fixar-se no Alentejo, “a Provence e a Toscana em idioma português”, como descreve a autora. Não tem pretensões de ser um guia, mas descreve dezenas de cidades alentejanas dando dicas de passeios, restaurantes, hospedagem e vinícolas.
17) Tudo sobre o Vinho do Porto de João Paulo Martins
Tal qual o Vinho do Porto, este livro é um clássico! Verdadeiro manual sobre o tema, de leitura fácil e agradável, aborda os diferentes estilos de Porto, sua história, região e métodos de elaboração.
ITÁLIA
18) WINE WINDOWS in Florence and Tuscany de Diletta Corsini e Lucrezia Giordano
As Buchette del Vino (Janelas do Vinho) são pequenas janelas, de diferentes formatos (arqueadas ou arredondadas), do tamanho de uma garrafa de vinho escupidas nas parede dos prédios e palacetes que antigamente serviam para justamente permitir que qualquer passante, com um punhado de moedas e desejo de vinho, pudesse comprar uma garrafa ou uma taça sem precisar adentrar os locais. Fazem parte da arquitetura nas ruas em Florença e cidades toscanas vizinhas há séculos, tendo papel fundamental no comércio de vinho durante a peste negra no século XIII, retornou com força no século XVII e por incrível que pareça foram convenientemente ressuscitadas em pleno século XXI durante a pandemia do COVID-19. Comprei na Amazon e gostei bastante deste livro que aborda a história e mapeia centenas de Buchette del Vino (Janelas do Vinho) na Toscana, a maioria delas em Florença.
E aí, gostou da minha seleção? Há outros livros que você gostaria de acrescentar? Deixe seu comentário e suas dicas. Boa leitura!
Deixe uma resposta