Napa Valley: cidades, vinícolas e AVAs

O Napa Valley está a cerca de 80 km ao norte de San Francisco e foi a primeira AVA (American Viticultural Area) da Califórnia. AVA é como são designadas nos EUA as regiões produtoras de vinho. Cada AVA pode ter várias sub-regiões que também são denominadas AVA. Assim, além obviamente da AVA Napa, o vale engloba 16 AVAs menores, entre elas uma parte da Carneros AVA, que se estende até o vizinho Sonoma Valley.
Diferente das Denominações de Origem européias (DO, DOP, DOC/AOC), que estabelecem uma série de normas, nos EUA a AVA é apenas uma indicação geográfica, pois o produtor está livre para plantar a uva que quiser e vinificá-la como bem entender.

Alguns dados da região:
- Apesar da sua fama, o Napa Valley é uma região pequena, possui 1/6 da área plantada de Bordeaux, sua extensão é de 50 km com não mais que 5 km de largura.
- Responde apenas por 5% do vinho produzido na Califórnia.
- Possui mais de 500 vinícolas
- Cerca de 90% das vinícolas são empresas familiares
- Possui o hectare mais caro entre as AVAS norte-americanas
- Sonoma Valley, seu vizinho ao oeste, o separa do pacífico.
Diversas uvas são cultivadas na região: cabernet sauvignon, chardonnay, merlot, sauvignon blanc, zinfandel, petit verdot, cabernet franc, malbec, pinot noir, syrah, sangiovese….
Entretanto, sem a menor dúvida, a cabernet sauvignon é a estrela do Napa e representa 40% da produção total do vale. Os cabernets do Napa, em sua maioria, realmente são muito bons. São macios, complexos, gozam da mais alta reputação e qualidade inquestionável (clique AQUI para ver post específico). Em seguida, se destacam, tanto pela qualidade quanto pelo volume produzido, os vinhos brancos feitos com a chardonnay. No que pese os americanos gostarem muito da zinfandel, o orgulho do Napa são os seus excelentes cabenets e chardonnays.
As AVA de Stags Leap District, Oakville e Rutherford possuem reputação pela produção de cabernets de alta qualidade.
AS PRINCIPAIS CIDADES DO VALE
As principais vias do Vale estão separadas pelo rio Napa e são a Silverado Trail (a leste do rio) e a Califórnia State Route 29. (a oeste do rio). Ambas estradas estão conectadas por diversas pontes e passam por centenas de vinícolas.
As principais cidades do Napa Valey, indo do sul para o norte são:
- Napa: a maior cidade do vale, possui maior estrutura, porém fica mais distante das vinícolas do norte.
- Yountville: pequena, muito charmosa e repleta de restaurantes legais, como o estrelado Bouchon.
- Santa Helena: seu centro é bem legal, mas se limita praticamente a uma única rua. Localização conveniente no vale.
- Calistoga: pequena e mais ao norte. Uma passada rápida é suficiente.
Seguindo as orientações do amigo e meu consultor para vinhos norte-americanos, o expert no assunto, Carlos Reis do blog VinoCult, fiquei num hotel em Santa Helena, perto do centro e na beira da estrada (California State Route 29) com fácil acesso às vinícolas que me interessavam.
DÚVIDA CRUEL: Nos EUA, vale a pena comprar vinhos na própria vinícola?
É uma coisa que sempre me perguntam: Geralmente NÂO vale a pena, pois devido às condições negociadas e acordos comercias, os vinhos costumam ser mais baratos nas lojas especializadas. As vinícolas não concorrem em preço com seus parceiros, distribuidores e clientes varejistas. Só acho válido em casos muito específicos: vinhos de produção limitadíssima (que serão mais difíceis de achar), vinhos que são vendidos somente na própria vinícola, vinhos de alguma safra específica ou quando há isenção do valor da degustação no caso de compra.
AS VINÍCOLAS QUE VISITEI
Falarei brevemente sobre cada uma para não alongar, pois muitas serão objeto de posts futuros.

JAMIESON RANCH
Foi a vinícola mais ao sul do vale que vistei, fica localizada antes da própria cidade de Napa. Sou fã do seu Double Lariat Cabernet Sauvignon desde que conheci pela primeira vez na Flórida a safra de 2013, que recebeu 94 pts de Robert Parker. Excelente e um típico exemplo de um vinho que é vendido por US$ 55,00 na vinícola e na Flórida por US$ 30,00. O Four-Reins é o ícone da vinícola, fantástico, mas tem preço padrão de cab top do Napa.
DUCKHORN VINEYARDS
A degustação da Duckhorn foi uma das que mais gostei. É necessário agendamento prévio. Já conhecia seu merlot e como merlover que sou, já era fã. Os cabernets não ficam atrás, são excelentes,. mas a especialidade da casa são os seus merlots. Há vários de distintos vinhedos. Tudo Top!
ORIN SWIFT
Não fui na vinícola e sim no seu tasting room, que fica no centro de St. Helena. Tasting Room, ou sala de degustação numa tradução livre, são uma febre na Califórnia. Há centenas e normalmente ficam em regiões mais turísticas e centros urbanos. Possuem um ambiente agradável, onde estão disponíveis para degustação toda a linha da vinícola. Os atendentes, tal qual na vinícola, dão toda a explicação sobre os vinhos degustados. Também são vendidas taças, como em um bar, e garrafas dos vinhos. É muito comum ficarem cheios no final do dia, pois os americanos os utilizam muito para fazer happy hour.
A Orin Swift produz vinhos muito interessantes, como o cabernet sauvignon Palermo, o corte bordalês Papillon e o chardonnay Mannequin. Seus rótulos são um pouco sinistros e chamam atenção.
BERINGER
Esta foi outra degustação que gostei muito e recomendo. Tradicional vinícola do Napa que produz excelentes cabernets. Gostava do seu blend Quantum e lá tive a oportunidade de degustar duas safras, 2013 e 2014, do Cabernet Sauvignon Private Reserve, além do Cabenet Sauvignon Knights Valley. Todos excelentes. A propriedade é bem agradável.
JEAN EDWARDS CELLARS
Agradável descoberta. Por acaso passamos em frente ao seu recém inaugurado tasting room que não fica na região do Napa, mas sim no aparazível centro histórico de Sonoma. Cabs muito bons e ótimo atendimento. Por coincidência, os proprietários Karen e John Troisi estavam por lá e já visitaram algumas vezes o Brasil.
STAG’S LEAP WINE CELLAR
Outra degustação que recomendo. Fica na Silverado Trail na Stags Leap District AVA, que se notabiliza por excelentes cabernets. Cuidado para não confundí-la com outra vinícola, quase homônima, a Stag’s Leap Winery. No post O Napa Valley e os vinhos do Julgamento de Paris falo detalhadamente da Stag’s Leap Wine Cellars.
STERLING VINEYARDS
Localizada na Calistoga AVA, possui um grande atrativo turístico, pois fica no alto de um morro no qual chega-se via teleférico. Há uma área externa com vista bonita e a dinâmica de visitação é bem legal, pois a circulação é livre. É um ótimo passeio. Os vinhos incluídos na degustação não impressionam, mas também não fazem feio.
CASTELLO DI AMOROSA
Vinícola muito turística, cuja arquitetura chama a atenção. Sua construção é uma réplica de um castelo toscano do século XIII, com direito a torres, fosso, capela, adega subterrânea, ponte levadiça e até sala de tortura. Foi construído com material trazido da Itália A vinificação é feita no castelo, que produz de tudo: chardonnay, gewurztraminer, pinot noir, cabernet sauvignon, sangiovese, vinhos de sobremesa… O Tour é guiado e alguns vinhos são muito interessantes, como o chardonnay do vinhedo Bien Nacido, o cabernet sauvignon IL Barone, o vinho de sobremesa IL Passito e o La Castellana, que é um “Supertoscano” do Napa, já que trata-se de um corte composto por cabernet sauvignon, merlot e sangiovese que recebeu 92 pontos de Robert Parker.
HESS COLECTION
Fica um pouco isolada na Mount Veeder AVA, mas é outro agradável passeio turístico. Na vinícola há uma impressionante galeria de arte composta por 3 pavimentos repletos de quadros e esculturas, cuja entrada é gratuita. Os vinhos são muito interessantes, como o Artezin feito com carignan e o Malbec Small Block Series. Os ícones da vinícola são o cabernet sauvignon Lion e o chardonnay Lioness.
CHATEAU MONTELENA
Localizada em Calistoga AVA, possui uma bela propriedade com jardins. Cabernets muito bons e famoso chardonnay. Já foi comentada no post O Napa Valley e os vinhos do Julgamento de Paris. Clique pra saber mais.
HEITZ
Fica em St. Helena AVA. É uma vinícola que pratica agricultura com certificação orgânica. A degustação básica é gratuita. Também já foi comentada no post O Napa Valley e os vinhos do Julgamento de Paris.
Aguarde próximos posts. Muita coisa legal da Califórnia ainda está por vir!
Posts Relacionados:
- O Napa Valley e os vinhos do Julgamento de Paris
- Francis Ford Coppola Winery: uma vinícola cinematográfica
- Vinhos na Terra do Mickey??? Ótimas dicas para beber bem em Orlando!
Deixe uma resposta