Roteiro Sideways em Santa Barbara Wine Country

Como eno-cinéfilo, desde que assisti pela primeira vez ao filme Sideways fiquei curioso para conhecer a região de Santa Barbara Wine Country e seus vinhos.
Santa Barbara County x Santa Barbara Wine Country: Fiquem atentos para a grafia, não é erro de digitação, pois County aparece quando se refere ao condado de Santa Barbara, e quando se refere à região vinícola utiliza-se a palavra Country.
A região conhecida como Santa Barbara Wine Country fica a cerca de 45 minutos ao norte da cidade de Santa Barbara e a quase 2 horas de Los Angeles. Possui 6 diferentes AVAs (American Viticultural Areas): Santa Maria Valley AVA e Santa Ynez Valley AVA, sendo que esta última engloba 4 sub-AVAs: Sta. Rita Hills, Ballard Canyon, Los Olivos District e Happy Canyon.

Há centenas de vinícolas na região e o setor emprega diretamente mais de 9.000 pessoas. Várias uvas são cultivadas, mas lá definitivamente a cabernet sauvignon, tão famosa no Napa, não protagoniza. Entre as tintas, as estrelas locais são a pinot noir e a syrah. Nas áreas de clima mais frio, a pinot noir é proeminente e nas regiões mais quentes, a syrah e outras variedades do Rhône (grenache e viognier) se expressam melhor. E dentre as brancas, a chardonnay é disparada a mais cultivada.
As 5 castas mais cultivadas, conforme o Santa Barbara County Crop 2016 Report, são:
1) Chardonnay – 7.720 acres (3.124 ha)
2) Pinot Noir – 5.571 acres (2.254 ha)
3) Syrah – 1.930 acres (781 ha)
4) Sauvignon Blanc – 830 acres (335 ha)
5) Cabernet Sauvignon – 738 acres (298 ha)
Sideways, sem dúvida nenhuma, teve um papel fundamental para alavancar o turismo na região. O filme do diretor Alexander Payne recebeu 5 indicações ao Oscar, inclusive a de melhor filme, e ganhou o de melhor roteiro adaptado. Teve também 6 indicações ao Golden Globe, ganhando em duas categorias, como melhor filme comédia/musical e melhor roteiro. O filme narra a wine tasting road trip de dois amigos e foi praticamente todo rodado em Santa Ynez Valley, passando por vinícolas, restaurantes e cidades da região (mais info no post O vinho na 7ª Arte).

Em Santa Ynez Valley AVA está concentrado o maior número de vinícolas da região de Santa Bárbara. São mais de 120 produtores e lá também estão situadas as cidades mais interessantes para servir como base para se explorar a região: a pacata Los Olivos, que parece ter saído de um filme do velho oeste; e a encantadora Solvang, cidadezinha fundada por dinamarqueses em 1911, que mantém sua herança na arquitetura, moinhos e culinária.
As duas cidades possuem dezenas de tasting rooms das vinícolas da região e a distância entre elas é de menos de 10km.

RESTAURANTES
Entrando no clima de Sideways, na região há ótimos restaurantes, entre eles:
1) Hitching Post 2: fica muito perto de Solvang, mas na cidade de Buellton. Era lá que trabalhava a personagem Maya. A casa é especializada em carnes e vende bons vinhos produzidos na sua própria vinícola, além de outros rótulos da região. Só abre para jantar.


2) Los Olivos Wine Merchant Café: localizado em Los Olivos, é o restaurante no qual os quatro personagens jantam quando saem pela primeira vez. Muito agradável, funciona também como loja de vinhos, possui muitas opções de vinhos em taça e cardápio variado.
TASTING ROOMS
Tasting rooms são uma verdadeira febre na Califórnia e na região de Santa Bárbara há dezenas. Normalmente localizados em centros urbanos, são uma boa opção para quem não tem tempo ou não quer ir até as vinícolas provar seus vinhos. Tive a oportunidade de degustar em tasting rooms ótimos chardonnays, pinots e syrahs, e me chamaram bastante atenção os vinhos cujas uvas eram provenientes do cultuado vinhedo Bien Nacido, dentre eles destaco os tasting rooms e vinhos dos produtores Qupé, Au Bom Climat e Bien Nacido & Solomons Hills.

O vinhedo Bien Nacido, localizado na Santa Maria Valley AVA, é famoso por seus prestigiados chardonnay, pinot noir e syrah de clima frio. O vinhedo ocupa cerca de 240 hectares em terreno inclinado, dividido por blocos de acordo com o tipo de uva. Vários produtores da região e até mesmo de fora trabalham com uvas do vinhedo Bien Nacido, que ficou também conhecido por ser uma incubadora de “uvas” já que a University of California at Davis plantou, testou e estudou diversas mudas neste vinhedo. Para quem quiser se aprofundar no tema, recomendo o post Bien Nacido Vineyards – Um dos Grand Cru da Califórnia do blog VinoCult.

AS VINÍCOLAS
As vinícolas que gostaria de conhecer ficavam na Foxen Canyon Wine Trail, rodovia secundária, situada em zona rural que conecta Santa Maria Valley a Los Olivos, passando por belo cenário do oeste americano ao longo dos seus 50km e 16 vinícolas. Iinfelizmente, não daria para ir em todas, assim escolhi 3 e fiquei muito satisfeito com o que vi e bebi!
FIRESTONE VINEYARD
Dos vinhos degustados, o Syrah Clone 174 foi o que mais gostei. Uma agradável surpresa foi o Malbec 2014, que mesmo um pouco distante dos grandes argentinos e ainda fechado, promete.

Nesta vinícola foi filmada a cena de Sideways na qual os quatro protagonistas, Miles, Maya, Jack e Stephanie “fogem” do grupo e passeiam sozinhos pelos tanques da vinícola.

ANDREW MURRAY VINEYARDS
Excelente produtor que só trabalha com castas do Rhône. Produz varietais de grenache, mourvédre, cinsault, syrah de diferentes vinhedos e cortes utilizando estas castas, os famosos GSM. Entre as brancas, vinifica a grenache blanc e a viognier.

Achei todos os vinhos que degustei bem interessantes, sendo que o corte GSM Espérance 2015 composto por 65% grenache, 20% mouvèdre e 15% syrah foi o meu preferido. Trouxe uma ampola.
A linha E11EVEN é um projeto pessoal do proprietário, no qual vinifica atualmente sob este rótulo pinot noir, cabernet franc e petit verdot, sendo que este último tive a oportunidade de degustar. Vinho, estruturado, persistente e bem gastronômico.
A vinícola possui uma agradável área externa com jogos de bolas de meias e argolas para distrair as crianças. No centro de Los Olivos fica o tasting room da Andrew Murray para aqueles que estiverem só de passagem na cidade e sem tempo de passear pela Foxen Canyon Trail.
No filme Sideways, Miles e Maya bebem uma ampola de um syrah da Andrew Murray quando estão a sós na casa de Stephanie.
FESS PARKER WINERY & VINEYARD
Bela propriedade que pertenceu ao ator Fess Parker e agora é conduzida pelos seus filhos. Fess Parker foi o protagonista da série Daniel Boone, que fez muito sucesso nos anos 60/70.

Produzem uma série de vinhos de diversos vinhedos da região, com destaque para os chardonnays, pinots e syrahs.
Dentre os que degustei, gostei do Chardonnay Sierra Madre e do Pinot Noir Bien Nacido 2014, mas o Syrah 2015 foi o que mais me surpreendeu. Um misto entre a elegância do Rhône e o corpo e notas aromáticas dos australianos. Possui excelente preço (US$ 30,00) pelo vinho que é.

A vinícola possui uma ótima e espaçosa área externa com mesas de piquenique e após a degustação, o Syrah 2015 foi a ampola que nos acompanhou neste momento de relaxamento e reflexão.
Em Sideways esta vinícola apareceu com seu nome mudado de Fess Parker para Frass Canyon e lá que foi gravada a antológica cena na qual Miles, ao saber que seu livro não seria mais publicado, bebe o balde de descarte da degustação, entornando todo o conteúdo sobre si. Não aconselho ninguém a repetir a grotesca cena, mas até hoje, de vez em quando, calouros de universidades locais viram o balde, tal qual Miles fez.
Aguardem próximos posts, ainda tenho muita coisa legal para contar da Califórnia!. Posts relacionados:
- O vinho na 7ª Arte
- Napa Valley:cidades, vinícolas e AVAs
- Francis Ford Coppola: uma vinícola cinematográfica!
- O Napa Valley e os vinhos do Julgamento de Paris
- Rudy Kuniawan: o maior 171 dos vinhos!
2 Comments
Entre na discussão.
Thanks for the great manual
I’m glad you like it!