Vivino é confiável? Vale a pena?

Esta é uma pergunta que recorrentemente amigos, alunos e seguidores me fazem. Existem centenas de aplicativos relacionados ao mundo do vinho, mas o Vivino Wine Scanner, ou simplesmente Vivino, é seguramente o aplicativo mais utilizado no Brasil e quiçá no mundo! Mas ele é confiável? Vale a pena? Vou colocar meu ponto de vista para uma reflexão, de preferência com uma boa ampola ao lado!
1) O QUE É O VIVINO?
É um App (aplicativo para celular) que possui mais de 60 milhões de usuários pelo mundo e um extenso banco de dados com mais de 10 milhões de vinhos de mais de 200.000 produtores espalhados pelo planeta.
É super prático de ser utilizado, bastando fotografar com o celular o rótulo de uma garrafa que em poucos segundos se obtém informações sobre o vinho, tais como seu produtor, país, região de origem, uvas utilizadas, preço, avaliação dos usuários e seus respectivos comentários. Você pode também escrever seus próprios comentários sobre o vinho analisado, dar sua nota de uma a cinco estrelas, criando seu banco de dados particular com informações sobre os vinhos que você bebeu. O Vivino traz ainda dicas básicas de harmonização e funciona também como uma espécie de rede social, na qual você pode ter seguidores ou seguir outros usuários e com isso acompanhar e “curtir” os vinhos que seus amigos estão avaliando. Por falta de tempo, acabo não utilizando esta função, mas existe e muita gente utiliza.
2) VALE A PENA UTILIZAR?
SIM, acho que vale muito a pena. É gratuito e funcionará muito bem como seu banco de dados pessoal para você armazenar suas avaliações à medida que for conhecendo rótulos diferentes. Comecei a utilizá-lo somente a partir de 2015, assim deixei de cadastrar milhares de vinhos que degustei e bebi em viagens e eventos antes de usar o App, mas atualmente procuro sempre cadastrar os novos vinhos que experimento e já estou com quase 7.000 vinhos classificados até a presente data.
O Vivino também permite que você informe os vinhos que estão na sua adega para gerenciá-la à medida que for consumindo-os, mas não utilizo esta função. Apenas fotografo vinhos que bebi ou degustei e os avalio com a nota de 1 a 5 estrelas. Raramente escrevo comentários e descrevo características do vinho avaliado, mas minha nota reflete de fato minha impressão.
3) AS AVALIAÇÕES SÃO CONFIÁVEIS?
Na minha opinião, NÃO. A nota média que o Vivino informa para um vinho NÃO é confiável. Na verdade. para mim ela não significa nem influencia absolutamente nada. Uso demais o Vivino e recomendo como banco de dados pessoal, assim, consulto frequentemente “meus vinhos avaliados” quando tenho dúvida se já provei determinado vinho ou safra e confiro minha avaliação na ocasião.
4) POR QUE NÃO CONSIDERO AS NOTAS DO VIVINO CONFIÁVEIS?
Porque a nota que o aplicativo informa para um vinho é baseada na média aritmética das notas dadas pelos demais usuários e não por críticos ou profissionais especializados. Ou seja, essa avaliação não é técnica, estando sujeita a gostos pessoais e experiência prévia ou litragem do avaliador. Por exemplo, conheço muitos casos de pessoas:
- que amam malbec, praticamente só bebem malbec e avaliam muito bem os vinhos argentinos elaborados com esta uva e geralmente dão notas baixas para outros vinhos;
- que não gostam de vinho branco, portanto carregam a mão na má avaliação destes vinhos;
- que só conhecem chardonnay, portanto vão com o coração aberto para avaliar estes varietais, dando notas mais baixas para os demais vinhos brancos;
- que possuem grau de exigência mais baixo e que ficam felizes com quase tudo, sendo muito mais generosos em suas avaliações que os demais e dão sempre notas altas;
- que só bebem vinhos consagrados, ou seja “bebedores de rótulos”, então pontuam pelo preço e reputação dando notas baixas para vinhos menos “famosos” que muitas vezes são muito bons;
- que trabalham em vinícola e são produtores ou familiares destes e que dão nota alta para os seus vinhos e nota baixa para concorrentes; e
- que tiveram uma experiência frustrante ao visitar um produtor e detonaram seus vinhos na avaliação do Vivino.
4) E O PREÇO INFORMADO PELO VIVINO É CONFIÁVEL ?
Depende. O preço do vinho quando é a média informada pelos usuários NÃO é nada confiável, pois muita gente insere um valor incorreto, não lembra o valor exato, informa valor do vinho no país de origem ou cadastra valor em moeda estrangeira como sendo o valor em real e vice-versa. Confiáveis apenas são os valores do Vivino informados pelos parceiros que comercializam vinhos no aplicativo, pois neste caso é um comerciante que de fato tem disponível o vinho pelo valor informado.
CONCLUSÃO
Na minha opinião, o Vivino é excelente como banco de dados pessoal. Recomendo e utilizo, mas a nota média não significa nada, portanto não aconselho se basear nela ao comprar um vinho, pois não sabemos quem avaliou. Devemos considerar avaliações de pessoas que confiamos, sejam amigos ou profissionais do vinho. Também acho bons indicativos as avaliações de alguns críticos, jornalistas, guias e revistas especializadas como: Robert Parker, Jancis Robinson, Revista de Vinhos de Portugal, Rui Falcão, Marcelo Copello, Tim Atkins, James Suckling, Wine Spectator, Wine Enthusiastic, Decanter, Descorchados…
E você, utiliza o Vivino? Concorda com minha opinião? Compartilhe a sua conosco nos comentários.
Sigam Vinhos com Fernando Lima no Instagram clicando AQUI
Abaixo algumas telas interessantes e funcionalidades do aplicativo que compartilho:
O aplicativo faz um ranking dos TOP 10 participantes do país em termos de quantidade de avaliações por estilo de vinho. Só conta uma avaliação por rótulo, não adiantando avaliar diversas vezes o mesmo rótulo:
Quando vc classifica mais de 100 rótulos diferentes de uma determinada categoria, o aplicativo o considera um Embaixador e mais de 26 rótulos seria um Especialista:
É possível visualizar por país os vinhos classificados, assim você consegue ver o país que mais consome ou explora, lembrando que o aplicativo só considera vinhos diferentes, ou seja, cada rótulo conta somente uma vez, mesmo que vc o avalie diversas vezes. Ou seja, só vinhos “diferentes”:
6 Comments
Entre na discussão.
Excelente texto sobre o Vivino, Fernando! Não uso a ferramenta, mas gostaria de ter essa disciplina para começar a armazenar os vinhos que bebo. Abraço!
Obrigado Clara! Fico feliz em saber que gostou do texto! Bora começar a fazer estes seus registros? É super útil. Rsrsrs
Excelente exposição! Adoro ler a página!
Muito obrigado! Fico muito feliz em saber!
Olá Fernando, muito assertiva sua avaliação sobre o Vivino.
Concordo em muito com vc.
Decidir se vale a pena ou não, comprar um vinho simplesmente pela nota do App ou pelos primeiros comentários que aparecem é uma grande furada.
Apenas acrescentaria que vale muito a pena seguir as “pessoas certas”, as avaliações passam a ser um ótimo indicativo quando são de críticos conceituados, professores e companheiros da ABS, amigos pessoais os quais conhecemos o bom paladar, etc…
Recomendo fortemente que os usuários do Vivino sigam bons “influencers”.
Por acaso vc está entre os meus !
Exatamente isso, caro Marc Leal! Fico feliz em saber que gostou do meu post e me sinto honrado pela sua confiança! Grande abraço.