Chronicle Vineyards: belos rótulos, bons vinhos do Douro

Em breve visita ao Rio, o português Paulo Coelho Vaz, especialista em vinhos da sua terra natal, apresentou rótulos produzidos pela Chronicle Vineyards em alguns pontos da cidade, entre eles, na ABS-Rio, no encontro da confraria Gran Estirpe e na Delicatessen Casa Brasil Vinhos, simpática loja localizada em Copacabana.
A Chronicle Vineyards possui 8 hectares de vinhas localizadas em três pequenas propriedades na região do Douro Superior onde estão plantadas típicas castas tintas do Douro: Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinto Cão, Tinta Barroca, Sousão, e Tinta Amarela.
Na Casa Vinhos Brasil, participei de uma mini degustação vertical das safras de 2013 e 2014.

O Chronicle Vineyards 2013 se mostrou pronto para beber, estava mais macio e com os taninos mais arredondados que o 2014. Foram produzidas apenas 6.500 garrafas. Durante 12 meses, 60% do produto estagiou em barricas de carvalho francês e os 40% restantes ficaram em tanques de inox. É um corte composto por Touriga Nacional (86%), Touriga Franca (12%) e Tinta Roriz (2%) .
Já na safra 2014, o corte passou a ser Touriga Nacional (83%), Touriga Franca (5%), Sousão (11%) e Tinta Roriz (1%), ou seja, entrou a Sousão, uva potente e tintureira do Douro. O 2014 estava ainda fechado, revelou bom potencial de guarda e uma expectativa de evolução.

Os vinhos da Chronicles Vineyards são vinhos gastronômicos, marcados por uma acidez caraterística. Possuem mais presença na boca do que no nariz, ou seja, mais potência do que expressão aromática. São vinhos interessantes de pequeno produtor que ainda não possui representante no Brasil.

Se você gostaria de saber mais sobre degustação de vinhos, não deixe de ler os breves posts:
Deixe uma resposta