Estes Espumantes Brasileiros são Top!!!
Os espumantes abaixo são imperdíveis e estão entre os meus favoritos. São feitos por produtores com diferentes propostas e escalas que tive a oportunidade de visitar. Não estão listados em nenhuma ordem de preferência e são realmente ampolas que estão sempre presentes na minha adega!
1) Valmarino & Churchill Prestige. Produzido em Pinto Bandeira-RS pela Valmarino em parceria com o empresáro norte-americano Nathan J. Churchill. É um primor. Feito pelo método tradicional, possui em sua base 90% chardonnay e 10% pinot noir Recebeu 91 pontos na edição de 2016 do Guia Descorchados. É vibrante e possui uma agradável acidez. Há ainda o Valmarino & Churchill Extra Brut que é também excelente e foi premiado na Rio Wine & Food Festival 2017.
2) Cave Geisse Terroir Rosé Brut. Como o nome revela, trata-se de um espumante rosé. É produzido pela Cave Geisse em Pinto Bandeira-RS. Marcado por discretas notas de frutas vermelhas É elaborado pelo método tradicional com 100% pinot noir. Recebeu 92 pontos na edição de 2016 do Guia Descorchados. Do mesmo produtor, recomendo também o Blanc de Blanc e o Blanc de Noir. O primeiro é mais leve que o segundo, e como seus nomes revelam, é feito com 100% chardonnay, já o segundo utiliza somente pinot noir.
3) Angheben Brut. Produzido no Vale dos Vinhedos-RS com muito capricho pelo professor Idalencio Angheben e seu filho Eduardo. É feito de um corte que utiliza parcelas iguais de chardonnay e Pinot Noir. Possui corpo, agradável acidez e deliciosa cremosidade na boca. Elaborado pelo método tradicional.
4) Orus Pas Dosé Rosé. Produzido pelo craque Adolfo Lona de forma limitadíssima, cerca de 600 garrafas. Já achei no Rio, mas a última garrafa que comprei foi na própria cantina em Garibaldi-RS. Não sofre adição do licor de expedição na sua produção, o que confere baixa presença de açúcares. É feito com chardonnay, pinot noir e pequena parcela de merlot. Foi eleito o melhor espumante da Serra Gaúcha pelo Guia Descorchados na edição de 2015.
5) LH Zanini Extra Brut. É produzido por Luís Henrique Zanini na Vallontano no Vale dos Vinhedos-RS de forma limitada, cerca de 2.500 garrafas. Utiliza chardonnay e pinot noir no corte. Na edição 2017 do conceituado guia Descorchados foi eleito o melhor extra brut do Brasil. Sua vivacidade e frescor me agradaram bastante.
6) 130 Brut . Produzido pela Casa Valduga no Vale dos Vinhedos-RS utilizando um corte de chardonnay e pinot noir. Foi inicialmente lançado em 2005 e o nome foi uma homenagem aos 130 anos da chegada da família Valduga ao Brasil. Desde então, permaneceu na linha da Valduga e já recebeu inúmeros prêmios. Se tornou um clássico! Na minha opinião, ele é um exemplo de produção em quantidade sem comprometimento da qualidade. Já o vi em prateleiras nos Estados Unidos e Europa, sendo vendido por preços equivalentes aos praticados em algumas lojas do Rio!!! Em 2017 lançaram o 130 blanc de blanc e o 130 blanc de noir.
Quer saber mais sobre espumantes? Não perca estas 10 dicas:
Dicas de lugares e vinícolas imperdíveis no Vale dos Vinhedos e em Pinto Bandeira:
Outra excelente vinícola no RS especializada em espumantes de qualidade:
0 Comments
A produção de leite não escapa a essa evolução.
Fernando : Show de Bola seu Blog ,vc realmente é um craque , conhece muito e valoriza elegantemente os produtos nacionais. Parabéns
Muito obrigado Greg. Abs
Ótimas escolhas Fernandinho! Não conhecia o LH Zanini e ainda não provei o Angehben mas já tinha escutado bons comentários. Vc sabe Quem vende no Rio? Abs e sucesso no Blog🍷
Olá Felipe, muito obrigado pelo incentivo de sempre! O LH Zanini está representado pela Mistral e Angheben vc pode pedir diretamente do site. Abs