Viena: seus vinhos e heurigers

Viena se orgulha de ser a única capital europeia que possui vinhedos e produz vinho dentro de sua região metropolitana. São mais de 600 hectares plantados que geram vinhos de qualidade e representam uma atividade econômica significativa para a cidade.
A melhor maneira de conhecer os vinhos de Viena é se dirigir aos bairros de Nussdorf, Grinzing ou Stammersdorf, que ficam a 20 minutos do centro, e visitar alguns das dezenas de heuriger existentes na cidade.
Heuriger (pronuncia-se ROY-ri-guer) são tavernas autorizadas a vender apenas o vinho que produzem e a servir comidas típicas de produção local (queijos, linguiças, embutidos e pães), na maioria das vezes sob a forma de buffet, no qual paga-se de acordo com as porções escolhidas. Os vinhos podem ser consumidos em taças ou em garrafas. Geralmente o heuriger possui uma área externa agradável com jardins e mesas, onde também se pode comer e beber, daí a explicação dos americanos chamarem estes estabelecimentos de wine gardens. O nome heuriger é uma abreviação em alemão que significa “vinho desta safra”, já que originalmente, no século XVIII, estes estabelecimentos eram autorizados a vender os vinhos produzidos na safra e só funcionavam parte do ano.
Estive no Heuriger Wieninger, que produz ótimos vinhos, o local é agradável, a comida é boa e o atendimento é gentil e atencioso. O forte da região de Viena são os vinhos brancos, mas os tintos do Wieninger são interessantes, especialmente o Danubis Grand Select, corte composto por cabernet sauvignon, merlot e a austríaca zweigelt.
Outro heuriger que visitei foi o Mayer am Pfarrplatz. É muito turístico, fica numa casa histórica onde Beethoven residiu por um tempo. Seu vinho é bom, o local é agradável, a comida é boa , mas o atendimento deixa muito a desejar, beirando o rude.
Os vinhos de um bom heuriger são também vendidos em lojas especializadas e alguns supermercados em Viena, como os vinhos do Wieninger e do Mayer am Pfarrplatz, que não são difíceis de serem encontrados fora de suas propriedades.
A maioria da produção da região de Viena é de vinhos brancos e as principais castas cultivadas são gruner veltliner, riesling, chardonnay, muskateller e traminer. Os vinhos se apresentam na forma de varietais ou corte. O Wiener Gemischter Satz DAC é o vinho branco clássico da região de Viena, que consiste num corte composto de pelo menos três castas brancas, que devem ser cultivadas e vinificadas juntas, de maneira que a composição de nenhuma uva pode ser superior a 50% ou inferior a 10% do blend.
Saindo um pouquinho dos heuriger, a rede Wein & CO é uma boa opção de wine bar em Viena para conhecer vinhos de diversas regiões da Áustria. Possui lojas espalhadas pela cidade com muitas opções de vinhos nacionais em taça.
Caso queira saber mais sobre os vinhos da Europa Central/Leste Europeu, recomendo ler:
O Vale do Wachau, os brancos e tintos da Áustria.
Deixe uma resposta