Vinhos Brasileiros se destacam na revista inglesa Decanter!

A edição de outubro de 2020, já disponível online e brevemente nas bancas e livrarias de centenas de países, traz como matéria de capa a América do Sul com os vinhos considerados mais excitantes do momento, produzidos no Chile, Argentina, Uruguai e BRASIL!

Adquiri a revista no formato digital no site da Decanter, vale a pena ler a matéria original. São analisados vinhos que estão bem presentes no mercado brasileiro, ou seja, muitos são queridos e bastante conhecidos por nós, principalmente pelos leitores do blog Vinhos com Fernando Lima… rsrsrsrs
Um dos responsáveis pela avaliação foi o conceituado Master of Wine brasileiro, Dirceu Vianna Junior.

Foram analisados vinhos brancos, cortes (blends), cabernet francs e syrahs produzidos na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai e 3 vinhos BRAZUCAS obtiveram grande destaque, 1 branco (RS) e 2 da casta syrah (SP):
- PP Sémillon 2018 da Pizzato
- Vista da Serra 2017 da Guaspari
- Vista do Chá 2016 da Guaspari
PP SEMILLON 2018 – PIZZATO (RS)
Só foram selecionados 12 vinhos brancos da América do Sul, entre eles o gaúcho abaixo que ficou com 92 pontos, apenas 1 ponto atrás do excelente chileno Granito elaborado com a mesma casta pelo produtor J.Bouchon e que custa o dobro do valor. Desde seu lançamento o Sémillon da Pizzato já fez sucesso, tendo sido eleito pelo guia Descorchados o vinho branco revelação logo na sua 1ª safra e o melhor vinho branco brasileiro. PP são as iniciais do Sr. Plínio Pizzato, patriarca da família.

Sou fã dele desde seu lançamento e sempre que abro uma ampola, acabo por elogiá-lo nas redes sociais! Veja uma resenha minha sobre ele clicando AQUI. Os vinhos da Pizzato são comumente encontrados no mercado carioca e sempre marcam presença nos principais eventos da cidade: Rio Wine & Food Festival, ViniBraExpo e lançamentos do guia Descorchados/RJ.

VISTA DA SERRA 2017 e VISTA DO CHÁ 2016 – GUASPARI (SP)
Foram analisados 79 vinhos da casta syrah e apenas 4 foram considerados excepcionais, sendo que um deles foi o brasileiro Vista da Serra e entre os 15 vinhos considerados altamente recomendáveis, também figurou um brazuca, o Vista do Chá. Ambos os vinhos produzidos pela Guaspari.



A Guaspari já foi tema de matéria no blog, relembre clicando AQUI. Em 2018 quando lá estive, já se destacava pela qualidade dos seus excelentes vinhos elaborados com a syrah em Espírito Santo do Pinhal (SP), utilizando a técnica da dupla-poda. Seus vinhos já estiveram presentes na Rio Wine & Food Festival e ViniBraExpo.
A Decanter destacou a região do Vale do São Francisco como promissora para syrah, indicando-a no mapa onde são apontados 10 terroirs para a casta na América do Sul.

Recomendo a Decanter numa próxima vez analisar os Syrah elaborados no RS e em MG também!
OUTROS VINHOS E PRODUTORES BRASILEIROS CITADOS
Na primeira página da matéria dos vinhos brancos é dado um grande destaque para o sauvignon blanc catarinense da Thera, embora não apareça entre os 12 vinhos brancos selecionados. A Thera esteve presente no Rio na ultima edição da ViniBraExpo com diversos vinhos do seu portifólio.

A revista chamou atenção para a dificuldade dos produtores brasileiros na competição com os vizinhos hermanos nos vinhos de entrada de gama devido a nossa alta tributação. Menciona que não possuímos ainda nenhum branco ícone e considera o Legno da Pizzato como, de longe, o melhor chardonnay do Brasil!

A alta qualidade do Legno é comentada aqui no blog há algumas safras (clique AQUI e relembre uma degustação vertical realizada na Pizzato com as safras 2011, 2012, 2014 e 2016).


A matéria da Decanter também citou a vinícola Don Guerino, mas não analisou ou mencionou especificamente nenhum dos seus vinhos. Então, para ilustrar e dar uma ajudinha para a Decanter, seguem alguns rótulos interessantes elaborados pela vinícola em Alto Feliz (RS):

Outra coisa que gostei muito foi que a reportagem realizada pela revista inglesa, ao final deu um espaço de algumas boas páginas para o enoturismo no Brasil numa matéria intitulada Brazil’s Best Wine Routes, na qual apresentou roteiros para as Serras Gaúchas, Catarinense e da Mantiqueira. Mencionou a maravilhosa infraestrutura turística da Miolo que vale muito a pena ser visitada, e deu destaque para o bacana projeto da Entre Vilas em São Paulo (clique AQUI para relembrar). Também fizeram parte dos roteiros sugeridos as vinícolas: Lídio Carraro (RS), Cave Geisse (RS), Villa Francionni (SC), Monte Agudo (SC) e Casa Verrone (SP).

A edição da revista está muito boa, bem como as criteriosas análises dos vinhos. Vale a pena adquirir um exemplar da revista quando estiver disponível, ou agora mesmo online, tal como fiz. Infelizmente, não posso reproduzir o material original nem enviar cópias.
Aqui no blog têm muito conteúdo abordando vinhos e produtores nacionais de alta qualidade (só clicar AQUI). Assim, #ficaadica também para a galera da Decanter dar uma olhadinha e aprimorar suas futuras edições! Rsrsrsrs Recomendo ainda, para os que querem aprender mais sobre os vinhos brasileiros, os livros do Rogério Dardeau.
Por fim, quanto aos nossos hermanos Argentinos, Chilenos e Uruguaios, garanto que os apreciadores de seus vinhos não irão se decepcionar com esta edição da Decanter, pois os mesmos estão muito bem representados por excelentes produtores e rótulos de alta qualidade, que em sua grande maioria são constantemente comentados aqui no blog. Clique em cima do país e confira os post relacionados:
Saúde & cheers!
2 Comments
Entre na discussão.
Excelente trabalho, Fernando! A matéria está muito legal. Temos muitos produtos a serem valorizados na produção de vinhos do Brasil. Saúde!
Que legal, Tom! Fico feliz que tenha gostado! Sei que fala com bastante propriedade, já que é um grande conhecedor e apreciador de vinhos brasileiros. Para nós que há tempos divulgamos os bons vinhos e produtores nacionais, é uma grande satisfação vê-los sendo reconhecidos! Grande abraço.