Amigos, leitores, seguidores e muita gente me pergunta qual a melhor maneira de aprender e conhecer sobre vinhos. E a resposta mais simples e correta é: bebendo. Só que, por mais que a parte prática seja irresistível, é muito interessante e enriquecedor quando agregamos conhecimento ao vinho. Ele deixa de ser simplesmente uma bebida e passa a fazer nossa mente viajar, quando pensamos na história, na cultura da região, nas famílias envolvidas na produção, na geografia do país, na gastronomia, no turismo… Já ouvi casos até de pessoas que passaram a estudar determinados idiomas motivadas pelo vinho.
Ou seja, quanto mais sabemos e conhecemos, mais interessante e rica se torna a experiência de beber um vinho! Nas palavras de Patricio Tapia do Guia Descorchados: “quanto mais se conhece de vinhos (de livros, de música, de jazz, de pinturas, do que seja) maior é o prazer”.
E para adquirir conhecimento não há maneira melhor do que uma boa leitura. Em tempos de Instagram, Facebook e WhatsApp, estamos lendo cada vez menos, o que é uma pena! Alguns chegam ao cúmulo de dizer que só se interessam por fotos e não têm paciência de ler! Se privam de potencializar o prazer e a experiência proporcionada pelo universo do vinho!
Assim, seguem livros que vale a pena ter e consultar constantemente! Lembre-se que o tema é muito vasto, há muito a aprender, sendo impossível saber tudo. É um aprendizado de anos, constante e interminável. É necessário ter interesse, dedicação, fígado e litragem! E acima de tudo, bom senso para não virar um enochato!
Calma, não são todos estes ….
GUIAS
1) Descorchados de Patricio Tapia
Especializado em vinhos sul-americanos, é um guia indispensável, pois analisa e avalia os vinhos dos países que são mais encontrados no mercado brasileiro! O guia existe há 20 anos e começou só com vinhos do Chile. Rapidamente agregou os argentinos e posteriormente Uruguai e Brasil. Nosso país entrou inicialmente só com espumantes e depois veio com tudo. Os produtores são apresentados em ordem alfabética, organizados pelos seus países, sendo que os vinhos de cada produtor são mostrados em ordem decrescente de pontuação, cuja nota máxima que pode ser atingida é 100 pontos. O Guia também fala de cada país e suas regiões produtoras. É lançado anualmente.
BRASIL
2) Vinho Fino Brasileiro de Rogerio Dardeau
Livro referência quando o assunto é vinho brasileiro. Rogerio Dardeau é o maior especialista e estudioso do terroir nacional e em seu livro ele relaciona e comenta cada um dos mais de 300 produtores que visitou e entrevistou, falando das suas histórias, dos seus vinhos e projetos. Há produtores de diversos portes e várias regiões do país: RS, SC, PR, SP, RJ, MG, GO, BA, PE…. É o verdadeiro Handbook do vinho brasileiro!
HARMONIZAÇÃO
3) Feitos um para o outro de Célio Alzer
O recém lançado livro de harmonização do professor Célio Alzer é facílimo de se consultar, simples e direto. Sugere de forma bem didática vinhos “perfeitos” para acompanhar 1.304 pratos organizados por categoria: carnes, aves, peixes, bacalhau, queijos, pratos asiáticos, massas, pizzas, entradas, tira-gostos, petiscos, sopas, saladas… É para guardá-lo ao lado da mesa ou em cima da adega!
TEORIA, CASTAS, PAÍSES e REGIÕES PRODUTORAS
4) The Oxford Companion to Wine de Jancis Robinson
É o grande dicionário do vinho. Investimento altamente recomendado para quem quer se aprofundar no universo do vinho. São 912 páginas que reúnem quase 4 mil verbetes. A inglesa Jancis Robinson, uma das mais influentes críticas de vinho, levou 9 anos para atualizar sua última edição e incluiu mais de 300 novos verbetes, tais como vinhos laranja, vinho naturais, aplicativos de vinho, tanques de concreto e etc.
5) The Wine Bible de Karen MacNeil
O livro é realmente a bíblia do vinho! Aborda com muito conteúdo mais de 20 países e suas regiões produtoras de forma DDD: direta, didática e detalhada. Muita informação. Indicado para quem realmente quer aprofundar e/ou consolidar seus conhecimentos sobre o mundo do vinho.
6) Guia Essencial do Vinho Wine Folly de Madeline Puckette e Justin Hammack
Perfeito para iniciantes e sempre útil para os já iniciados. Guia com abordagem de fácil visualização e assimilação que, sempre através de gráficos, mostra de forma leve, prática e divertida as uvas mais populares, suas características e aromas. Passa por dicas de harmonização e países produtores. Seus autores são os criadores do popular site winefolly.com que procura simplificar o mundo dos vinhos através dos seus criativos infográficos.
ENOTURISMO: VINÍCOLAS
7) Guia de Vinícolas de Flávio Faria
Série bem bacana composta por 4 volumes, lançados separadamente: Chile, Argentina, Portugal e Brasil & Uruguai. Em cada livro o autor descreve mais de 60 vinícolas do país tema de forma bem organizada, facilitando a vida de quem pretende escolher quais deseja visitar, pois o livro é totalmente focado em enoturismo, buscando descrever a experiência proporcionada, as degustações e a estrutura oferecida por cada vinícola analisada. Há dicas também de roteiros, restaurantes e hospedagens dentro e fora das vinícolas. São livros extremamente úteis para planejar o seu roteiro enoturístico!
ENOTURISMO: PORTUGAL
8) Os Sabores do Douro e do Minho: Histórias, Receitas e Vinhos de Marcelo Copello
Li a primeira vez em 2009, meses antes de viagem que fiz totalmente focada na parte ENO do Douro e do Minho. Utilizei-o novamente em seguidas ocasiões, pois continua com boas e úteis dicas com sugestões atemporais de roteiros para quem deseja explorar a região. Escrito pelo grande especialista Marcello Copello o livro vai além dos vinhos, imergindo na cultura e gastronomia da região.
9) O meu Alentejo de Christina Autran
Quando resolvi explorar o Alentejo e lá fiquei por um tempo, este livro foi bastante útil e interessante. A autora é uma jornalista brasileira que depois de viver em diversos países com seu marido diplomata, decidiram fixar-se no Alentejo, “a Provence e a Toscana em idioma português”, como descreve a autora. Não tem pretensões de ser um guia, mas descreve dezenas de cidades alentejanas dando dicas de passeios, restaurantes, hospedagem e vinícolas.
E aí, gostou da minha seleção? Há outros livros que você gostaria de acrescentar? Deixe seu comentário e suas dicas. Boa leitura!
Comentários