Os 7 inimigos da degustação!

Este post é inspirado num texto escrito pelo grande professor da ABS/RJ, produtor e profundo conhecedor de vinhos, Euclides Penedo Borges, no qual ele descreve 7 elementos, elencados pelo prestigiado enólogo espanhol Miguel Torres, como sendo prejudiciais à apreciação e degustação de um bom vinho. São os 7 inimigos do vinho!
Acho o tema sempre pertinente e acredito que pode ser de grande utilidade para os iniciantes no mundo de Baco. Ademais, não raro vemos até iniciados também cometerem alguns dos 7 deslizes que serão comentados.
Curiosamente, a relação feita por Miguel Torres esbarra no místico, fascinante e enigmático número 7!
São 7: as cores do arco-íris, as notas musicais, os dias da semana, as maravilhas do mundo, os pecados capitas, as virtudes divinas, os sacramentos, os mares, as vidas de um gato, os anões da Branca de Neve, os samurais de Akira Kurosawa, os livros da saga Harry Potter… E também são 7 os inimigos da degustação de vinhos! Vamos a eles:
1) O fumo
Impregna o ambiente, contaminando o olfato de todos, além de afetar o paladar do fumante. Obviamente, prejudica apreciar e identificar a riqueza, complexidade e exuberância aromática que podemos encontrar num vinho. Aliás, eu diria que o fumo é o arqui-inimigo da saúde e da gastronomia em geral, não só do vinho! Inimigo da humanidade!
2) Os aperitivos de alto teor alcóolico
Eles reduzem a sensibilidade das papilas gustativas. Como abertura, aperitivo ou enquanto esperamos os demais comensais, o aconselhável é um espumante, brut ou extra-brut. Ele vai promover a famosa lavagem de boca e preparar o terreno para os vinhos que virão em seguida. Além, é claro, de proporcionar muito prazer! Espumantes são minha hidratação favorita antes de iniciar os trabalhos!
3) O vinagre
Se for servida uma saladinha, nunca coloque vinagre, pois ele não harmoniza com nenhum vinho e altera seu sabor para pior. Tragédia certa.
4) O chocolate e doces feitos com ele
São bem-vindos apenas ao final e acompanhados de um Porto, um Moscatel de Setúbal ou um Banyuls. Nunca um chocolate antes de um branco ou tinto não fortificado.
5) As taças opacas, metálicas ou de vidro colorido
Elas prejudicam o exame visual do vinho impedindo que se verifique sua transparência e limpidez. O ideal é utilizar taças transparentes, pois elas permitem que se aprecie a coloração do vinho, seus reflexos e suas nuances.
6) Os perfumes acentuados
Mesmo que sejam aromas agradáveis provenientes dos melhores frascos, eles interferem e prejudicam o reconhecimento e a apreciação dos diversos e, muitas vezes complexos, aromas encontrados no vinho.
7) O calor
Um ambiente excessivamente quente desanima qualquer um a abrir uma ampola de um vinho tinto, que dirá degustá-lo. E no Rio, o maçarico é forte durante vários meses do ano. Até os enófilos mais entusiastas ficam intimidados. Em altas temperaturas, muitas vezes espumantes e rosés são a única possibilidade viável. Até os brancos encorpados se prejudicam com as altas temperaturas externas.
Espero que os 7 inimigos da degustação acima possam ser evitados e que a experiência proporcionada ao se saborear um bom vinho seja 7 vezes mais prazerosa.
E por falar em 7:

7 dicas de filmes para ver bem acompanhado e degustando uma boa ampola. Afinal, o cinema é a 7ª arte:



Curiosamente este é o 77º post publicado neste blog….
Abaixo 7 posts relacionados à experiência da degustação:
- 3 cuidados simples para garantir uma enoexperiência ainda melhor!
- Por que degustar às cegas?
- Degustação vertical ou horizontal?
- Encontro França & Resto do Mundo, em um Tour de France através dos vinhos!
- Degustação premium na Viña Cobos
- Vertical de Merlot e Chardonnay na Pizzato
- Cabernet Sauvignon: degustação de ícones internacionais!
Este post é uma adaptação de artigo que que escrevi para coluna Boas Taças publicada no jornal O Sol em maio de 2016.
4 Comments
Entre na discussão.
Ótimas dicas! Sobre o inimigo 4, um grande erro que vejo as pessoas cometerem é tentar harmonizar vinho com chocolates “comuns”. O açúcar e a gordura tornam essa tarefa muito difícil, então é melhor optar por chocolates mais amargos. E, claro, de preferência com vinhos fortificados ou de sobremesa, como explicado pelo amigo. Abração (com 7 letras, rs)!
Caro Eduardo, tem razão e muito bem lembrado! Obrigado pelos comentários e fico feliz que tenha gostado o post! Abração!!! rsrsrsrs
Excelente! Muitas dicas para tornar o vinho uma experiência única.
Obrigado João! Grande abraço!