Vertical de Merlot e Chardonnay na Pizzato
A Pizzato Vinhas e Vinhos, vinícola localizada no Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves no RS, oferece aos seus visitantes a possibilidade de participar de uma degustação vertical, orientada por enólogo, de 04 safras de alguns dos seus rótulos. Os vinhos disponíveis são: Legno Gran Reserva Chardonnay D.O.V.V, Merlot Reserva D.O.V.V, Egiodola Reserva I.P.V.V. e Concentrus Gran Reserva.
Só para lembrar, degustação vertical é aquela na qual é escolhido um vinho específico de um determinado produtor e são degustadas amostras de safras diferentes deste vinho. Nesse tipo de degustação verifica-se a evolução do vinho e o que mudou a cada safra.
Optei pelas degustações do Legno Gran Reserva Chardonnay e do Merlot Reserva. O Chardonnay foi escolhido porque, além de apreciar bastante vinhos brancos, gosto muito da qualidade dos exemplares desta casta que são produzidos na região. E o Merlot foi a escolha natural dentre os tintos, pois além de eu ser um merlover incurável, esta é a casta emblemática da DO Vale dos Vinhedos e faz parte da história da vinícola. Seu célebre Merlot Reserva 1999 surpreendeu os enófilos, sendo o responsável por revelar a Pizzato para o resto do Brasil. O Merlot Reserva é elaborado em todas as colheitas da Pizzato desde 1999, ano em que o merlot foi o único vinho produzido.
Aliás, esta histórica safra foi também o primeiro vinho da Pizzato que bebi, em 2001. Na época, por sugestão do velho amigo Ricardo Porto, grande conhecedor de vinhos, comprei uma garrafa despretensiosamente e fui surpreendido!
As safras degustadas do Legno Gran Reserva Chardonnay DO Vale dos Vinhedos foram 2011, 2012, 2014 e 2016.
- 2011: Amadureceu por 8 meses em barrica de carvalho francês nova. Possui ainda bom frescor, notas delicadas de abacaxi, manteiga, baunilha e mel. Equilibrado e com médio corpo.
- 2012: Estagiou por 7 meses em barricas de carvalho francês de 1º e 2º uso. Mais fresco que o anterior e também equilibrado. No nariz e na boca se assemelhou ao 2011.
- 2014: 12 meses em barricas de carvalho francês de 1º, 2º e 3º uso. Este foi o que mais gostei. Possui ótimo frescor, no nariz é bem expressivo e mostra complexidade. Na boca é redondo, equilibrado e persistente.
- 2016: 12 meses em barricas de carvalho francês de 1º, 2º e 3º uso. Mostra bem sua juventude no marcante nariz. Equilibrado, possui médio corpo. Pronto para beber, mas a guarda por mais 1 ou 2 anos pode ser bem interessante!
As safras degustadas do Merlot Reserva DO Vale dos Vinhedos foram 2000, 2002, 2006 e 2013.
- 2000: Estagiou 4 meses por barricas de carvalho. A coloração vermelho granada não esconde sua idade. Notas de tabaco, taninos bem presentes, corpo e persistência.
- 2002: Passou 5 meses por barricas de carvalho. Nariz complexo no qual predominaram frutas vermelhas maduras. Taninos mais macios que a safra 200o. Possui corpo e persistentência.
- 2006: Amadureceu por 7 meses em barricas de carvalho. A cor já está mais para o vermelho-rubi do que o 2000 e o 2002. Notas de frutas vermelhas, ameixa preta e especiarias. Equilibrado, possui corpo e persistência. Taninos macios.
- 2013: 12 meses em barricas de carvalho de 1º e 2º uso. Coloração vermelho-rubi intensa. Está pronto para beber. No nariz é bem agradável com notas de frutas vermelhas, ameixa preta, couro e tostado. Equilibrado e macio na boca. Médio corpo e persistente, acompanha bem diversos pratos de carnes, risotos e massas. Foi o tinto que mais gostei.
A degustação vertical na Pizzato deve ser agendada previamente. É uma oportunidade muito interessante para se observar as transformações de um vinho ao longo do tempo e uma experiência que agradará não só aos iniciados, mas também aos iniciantes e curiosos no universo do vinho!
Quer saber mais sobre degustação? Leia os post abaixo, são curtos e objetivos!
Deixe uma resposta